Qualidades do Orixá Logun Edé

 

Qualidades do Orixá Logun Edé

Meus caros, este material foi retirado do site Ocandomble.wordpress. Pode haver diferenças entre o exposto aqui e outros autores e pesquisadores.

Logun Edé é único, ele é um Orixá metá, ou seja, congrega três energias: de Oxun, de Oxóssi e dele mesmo, domina o poder de mutação e transforma-se no que ele quiser, e um dos seus Orikís nos diz:

“Ológun fihòn awo

funfun lóni ni òlá

Ó yióò fihón dúdú…”

( O feiticeiro mostra a pele que desejar; se mostrar a pele clara hoje, amanhã mostrará a pele escura)

Podemos sintetizar Logun Edé nessas cantigas de sua roda, mostra-nos que ele não tem qualidade, ele é tão somente o rei Logun Edé, o único soberano na cidade de Ilexá e, todos os anos, gente de toda parte da África vem para os festejos de OLògún Edé que duram a semana inteira.

1-

Solo- Olowò! A kofá rè a kofá ré wo

(rico senhor, pegaremos seu arco e flexa)

Coro: E a kofá ijó ijó Logun o, e a kofá

(vamos pegar o arco e flex e dançar para Logun)

Solo: Ofá  Lògún

(arco e flexa de Logun)

Coro: Rere a kó ofá

(Bom caçador carrega o arco e flexa)

Solo: Odé Lonan

(caçador dos caminhos)

Solo: Olorigun

(chefe que sabe flexar)

Coro: E má a kó ofá

( não nos reecuse o arco e flexa)

2-

Coro: Ae ae odé Loko

(Ae ae caçador vai para o mato)

Solo: Odé Loko nibaiin

(caçador no mato, reverenciamos)

Coro: Odé logun labamã)

(caçador no mato tem sofrimento)

3-

Coro: E, e, e, e, e, é!

Logun de le kokè

(Logun chegou a casa e gritou alto)

Solo: E logun a rô a rô

( Logun faz barulho)

Coro: Pa Logun pá Logun

(mata Logun mata Logun)

12 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Luz13 em 12 de junho de 2013 às 19:17
    • Responder

    Gostei do blog! É como diz Aline, “Entidades são nossas identidades ligadas aos seres da natureza, Orixás e Raios por sintonia de vibração”. http://www.deolhonomundo.com Abraços.

    1. Luz13 seja muito bem vinda ao blog. Lembro deste comentário e sempre tive curiosidade de saber o que de fato esta frase quer dizer. Por favor não me compreenda como alguém que está fazendo crítica negativa ou escárneo, mas eu gostaria mesmo de entender o que quer dizer. Axé, Tomeje.

        • Luz13 em 13 de junho de 2013 às 18:17
        • Responder

        Oi, Tomeje!
        Peço que veja os vídeos do programa e depois escreva para Aline, tenho certeza que você gostar muito dela.
        Axé, Luz13.

        1. Luz13 boa tarde, sinceramente eu não gostei do que vi. É muito complexo falar publicamente que eu não gostei, mas na condição de moderador de um blog, eu preciso me posicionar da forma mais educada, sincera e honesta. Creio firmemente, e defendo que deve haver, espaços para todos os pensamentos/cultura/religiosidades/misticismos e mísitcas que ajudem o ser humano na sua busca por Deus. Tenha, Deus, o nome que tiver, ou venha que de marte ou que seja elementos da natureza. Mas o que eu vi naqueles vídeos, E ESTOU ME REFERINDO EXCLUSIVAMENTE A RELIGIOSIDADE AFRO, é uma grande mistura de culturas e pesnamentos. Em certo momento aprece no vídeo um “jogo de búzios”, o que me leva a pensar que este oráculo também é utilizado pela apresentadora, reforçando minha impressão de uma grande mistura. O que mais me deixa preocupado, como religioso, nestas grandes misturas, é a tentativa de subordinar uma cultura a outra. Neste caso específico é a subordinação do candomblé e sua cultura a um discurso holístico/mistico. Apesar de não ser “a voz da religião”, eu estou aqui falando da minha cultura religiosa (candomblé), que já foi bastante deturpado e misturado e, muito sinceramente, não vejo nenhum motivo para continuar a ser misturado e deturpado ou subordinado a qualquer outro segmento ou filosofia ou pensamento religioso/místico. Creioque cada um deve se manter na sua tradição religiosa e ser bom naquilo que faz, isso de ficar “juntando” coisas de todas as religiões num mesmo caldeirão é complicado demais.
          Desculpe o tom um pouco áspero ou seco, não é nada contra a Aline, é apenas a defesa da minha cultura.Espero sinceramente não ter te ofendido. Grande axé, Tomeje.

    • Wagner Lima em 13 de junho de 2013 às 14:20
    • Responder

    Prezado Bábá Tomeje,
    Já tive honra de conhece-lo e jogar contigo onde aprendi muito e voltei a praticar o verdadeiro candomblé. Gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo trabalho aqui.
    Quanto as qualidades tão discutidas e motivo de muita desinformação só posso concluir que são adjetivos e/ou títulos dados pelos seus admiradores/devotos ao longo da história que os òrissás, èborás e irumolés que são únicos passaram a adquirir.
    Ògan Wagner

    1. Olá Ogan Wagner seja bem vindo ao blog. Obrigado pelo comentário e saiba que nós também gostamos muito de recebe-los sem nossa Casa de Axé, inclusive, dia 30/06 tem toque (10:00).
      Esse assunto de qualidades é complexo mesmo, tem Casas que simplesmente não compreendem/aceitam/reconhecem a Energia Orixa dividida ou subdividida em “qualidades”, um bom ex é seu Altair que dizia que: ‘QUEM TEM QUALIDADE É SABÃO EM PÓ”. Em outras Casas cultua-se, como se fossem qualidades, nomes que segundo entendimento geral são apenas trechos de cantiga, (ex.: Ogum mariwo, Ogum Ajô, Ogum alada meji. Já vi pessoas se dizendo feitas destes nomes/qualidades) e por aí vai a confusão. Alguns zeladores, para se mostrarem muito conhecedores, se deparam com nomes (qualidades) de Orixa ligados a outros cultos, como por exemplo, os nomes e/ou caminhos de Orixas ligados exclusivamente ao culto de Ifá, eles se apropriam destes nomes (qualidades/caminhos) e dizem que são “qualidades raras ou que poucos conhecem”, me parece mais que se trata de um caso de invencionismo. E há os que reconhecem as qualidades de Orixas como uma espécie de “título de nobreza” que foram dados ao Orixas. Ou, ainda, como a forma pela qual um determinado Orixa é reconhecido numa determinada cidade. Ou, também, por uma característica muito peculiar do Oirxa. Ou pela lgação que o Orixa tenha com um outro Orixa e esta ligação seria a causa do nome “específico” do Orixa naquela condição, como no caso de Ogunjá e sua ligação com Oxaguian. Mas seja como for, o tema é complexo e sempre repito que o importante mesmo e conhecer a energia Orixa, não estou falando da energia do Orixa e sim da energia Orixá mesmo. Conhecendo a energia Orixa, a questão de qualidade passa a ser quase secundária e quem definiu issomuito bem foi Mãe Meninazinha de Oxum, quando questionada sobre qual é a Oxum dela, ela respondeu o seguinte: “E tem qualidades de Oxum minha filha? Se tem e se são 16, eu sou das 16, por que eu sou de Oxum”. A melhor resposta sobre qualidades de Orixa. Volte sempre e fique sempre a vontade. Axé, Tomeje.

    • ofadayo em 20 de maio de 2014 às 12:07
    • Responder

    Oi meu amigo baba nelson, mojuba.
    Existe a possibilidade de logun ede ter como adjunto oxoguian.
    Aguardo sua resposta anciosamente.
    Abraco

    1. Ofadayo, em algumas Casas existem receitas prontas para muitas coisas, uma delas é sobre Logum. Dizem que este Orixa não pode ser juntó, ou que Ele só pode vir acompanhado de Oyá ou Oxum. Pois bem, numa Casa aqui do RJ, tradicional, há filhos de Logum com Oxum, com Xangô e com Oxalá. E também vi Logum como junto de Omolu e de Oyá. E lá também tem mais de um Logum e mais de uma Nanã, o que, na cartilha de muitos, é “ilegal” rsrsr. Penso que essas receitas e “proibições” não levam em conta um aspecto imprescindível que é o desejo de Olodumare, se Deus determinou que uma certa combinação e Orixás é o melhor para um filho, porque EU ou OUTRO Babalorixa devemos intervir nisso? O que percebo em muitos casos é que o sacerdote não tem segurança suficiente para peitar a “sociedade religiosa” em seu redor para por na sala aquele orixá que ele viu e confirmou no seu jogo. E se restou dúvida sobre qualidade ou juntó, ele sempre deveria recorrer ao seu sacerdote para alguma explicação, e buscar na sua família de axé. Mas nestes casos citados, nem sempre o sacerdote que cai nestas receitas prontas tem um sacerdote para esta função de dar suporte, entendeu? São axés sem raiz. Numa Casa de Axé tradicional ninguém nem pergunta ao sacerdote quem é o junto daquele Logum ou se aquele Orixa tem Logum como junto, o sacerdote é respeitado e ponto final, por sua trajetória e por sua família de axé. Mas em casas onde o sacerdote não tem segurança, não tem ríz, a coisa é feita para agradar os de fora e aí valem as receitas de bolo. Isso também acontece com Yewá, Nanã, Obá e Oxalufã, cada um destes tem uma receita pronta. Mas será que dá bolo????? Axé, Tomeje.

    • ofadayo em 20 de maio de 2014 às 20:58
    • Responder

    Oi, mojuba, tudo bom
    Arrazou a colocacao, dos juntos acima que vc citou, eu sou com oxoguia, ou melhor me mostram o culto dele ou parte do culto dele em meu junto, eu ainda encontro pessoas dentro de ase que dizem nao existir logun com guia , ja conheci gente de logun com omolu e esta bem e o ultimo caso ja vi logun com oxumare e o melhor a pessoa ta muito bem.

    • César em 12 de abril de 2015 às 13:18
    • Responder

    olá baba tomege preciso falar com o senhor me mande um email Alexandre-ck@hotmail.com, aguardo uma resposta

    1. César, seja bem-vindo. César, se você tem alguma questão a ser discutida, por favor, exponha aqui no blog, pois o nosso trabalho é justamente esclarecer e tirar dúvidas. Além disso, a sua dúvida também poderá ser a de muitas pessoas. Axé, Tomeje.

    • Fernando D'Osogiyan em 14 de abril de 2015 às 12:48
    • Responder

    Ègbé,

    No meu aprendizado e entendimento, muitos confundem carrego de santo (quando trazemos mais de um Orixá) com santo de fundamento (aquele que compõe a energia do seu Orixá), aí misturam com qualidade de santo e dá uma confusão danada.

    Temos que entender que existem: Orixás de fundamento, ou seja, sua essência/energia depende de outra ou está conjugada a outra essência/energia; Orixás de carrego, ou seja, Orixás que trazemos por herança familiar e/ou cargo de santo; Orixás de enredo, ou seja, orixás que compõe o Ori, ou seja Orixás adjuntos.

    Uma pessoa pode ser de Logun mas terá fundamento com Oyá, ter carrego com Omolú e ter como Orixá adjunto Oxun.

    Esta pessoa poderá dizer que é de Logun com Omolú, porém Oyá sempre comerá na frente por ser fundamento de Logun e certamente terá enredo com Oxun.

    Àwuré,

    Fernando D’Osogiyan

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)