Qualidades do Orixá Obá

Meus caros, este material foi retirado do site Ocandomble.wordpress. Pode haver diferenças entre o exposto aqui e outros autores e pesquisadores.

Qualidades do Orixá Obá

Obá é uma grande guerreira, e foi uma das três esposas de Xangô. Conta a sua lenda que foi no seguimento de uma querela com Oxum, e com o intuito de obter a preferência de Xangô que ela cortou a orelha esquerda e, com ela, temperou um amalá para o seu esposo, pois Oxum a havia convencido de que fazendo isso, certamente ela iria conseguir o seu objectivo. O resultado foi contrário, pois Xangô detestou encontrar a orelha da esposa na sua comida e também a sua mutilação. Obá passou então a esconder a mutilação com a mão esquerda, com o seu escudo, ou também com um turbante.

Obá se vinga de Oxun entornando sobre seus pés um caldeirão de dendê fervendo, por isso que dizem que se conhece uma pessoa de Oxun pelos pés.

Lendas à parte, Mãe Obá representa o lado esquerdo preeminente feminino, ligada as Iyamís, ostenta seu poder apontando com a mão esquerda em riste na direção de sua orelha esquerda e com a mão direita empunha como num coice sua espada, dança esplêndidamente. Chefe da sociedade Elekô e Gueledé onde homem não entra, guerreira amazona, padroeira da Guerra. Obá é da água barulhenta dos rios, do fogo e da terra.

6 são as qualidades de Obá.

1) Obá Gìdéò

– Obà Syìó;

– Obà Lòdè;

– Obà Lóké;

– Obà Térà;

– Obà Lomyìn;

– Obà Rèwá.

Em qualquer das suas qualidades ou nomes pelo qual é conhecida, é uma guerreira destemida, mas ressentida. Veste-se de vermelho, branco e amarelo. Carrega ofá, espada e escudo. Gosta de acarajé de formato único, aberém, feijão fradinho, cabras, galinhas, coquéns e seu amalá é especial. Recebe culto às quartas-feiras e os seus filhos são em pequeno número.

 

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • angela santos em 24 de novembro de 2014 às 22:04
    • Responder

    gosto muito de suas postagem bem se vê que é uma pessoa séria dentro da religião com certeza tira muitas duvídas de quem se iniciou agora , gosto de conhecer pessoas novas ……..aséooooooo

    1. Angela, então seja bem vinda. Obrigado pela palavras. Somos um grupo que pensa a religião como forma de dar continuidade a nossa ancestralidade, o nosso legado aos nosso mais novos. Axé e seja realmente bem vinda. Tomeje.

    • andre em 3 de março de 2016 às 17:34
    • Responder

    Mojuba awon gostaria de fazê uma pergunta o envolvimento da iyagba iyoba com ÌYÁMÍ ajé poderia falar um pouco sobre isso desde já lhe agradeço

    1. Andre, seja bem vindo. Eu acho que o seu assunto é ligado ao culto de Ifá Orunmila, por tanto, o ideal é vc procurar informações com um babalawo meu irmão. Eu não sei nada deste assunto. sinto não poder ajudar. Axé, Tomeje

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)