Meus irmãos de religião, nosso objetivo é trazer informações a cerca de diversos assuntos.

Não podemos aqui falar de um único Axé. Não seria ético afirmar que se trata de material de um ou de outro Axé ou querer apontar um único caminho, presumivelmente correto.

Podem haver diferenças entre o exposto aqui e aquilo que é feito/dito ou praticado no seu Axé. Por isso indico que procure se certificar destas informações na sua Casa com seus mais velhos.

O diferente não é errado, só diferente. Axé, Tomeje.

Ogum Ajàká: É o “verdadeiro Ogum guerreiro”, sanguinário, que em princípio se veste de vermelho. Teria sido rei de Òyó e irmão de Xango. Ajàká é um tipo particularmente agressivo de Ogum, um militar acostumado a dar ordens e a ser obedecido, seco e voluntarioso, irascível e prepotente.

Ogum Akoró: É o irmão de Oxossi, ligado a floresta, qualidade benéfica de Ogum invocada no pàdé. Filho de Ogunté, Akoró é um tipo de Ogum jovem e dinâmico, entusiasta, era empreendedor, cheio de iniciativa, protetor seguro, amigo fiel, e muito ligado a mãe.

Ogum Lebede (Alagbede): É o Ogum dos ferreiros, e marido de Yemanjá Ogunté e pai do caçador Ogum Akoro. Representam um tipo mais velho de Ogum, trabalhadores conscienciosos, severos, que “não brincam em serviço”, ciente de seus deveres como de seus direitos, exigente e rabugento.

Ogum Massa: Um dos nomes bastante comum do Orixá, segundo os antigos é um aspecto benéfico do orixá quando assim ele se apresenta.

Ogum Meje: É o mais velho de todos, a raiz dos outros, Ogum completo, velho solteirão rabugento; lembrando sua realização em conquistar a sétima aldeia que se chamava Ire (Meje Ire) deixando em seu lugar seu filho Adahunsi.

Ogum Meme: Veste-se igualmente de verde e usa contas verdes, como Ogunjá, mas de uma tonalidade diferente.

Ogum Ogunjá: É um Ogum, como indica seu nome, particularmente combativo. Amigo do cachorro que lhe é consagrado em oferendas; é como ele um protetor seguro. Mas tem temperamento rabugento, solitário, veste-se de verde escuro e usa contas verdes. Dizem que acompanha Ogunté; um de seus mitos o liga a Oxaguian e Yemanjá quanto a sua origem e como ele ajudou Oxalá em seu reino fazendo ambos um trato.

Ogum Olode: É o Ogum chefe dos caçadores, originário de Ketu. Não come galo por ser um animal doméstico. Amigo do mato, dos animais, conhecedor dos caminhos, e é um guia seguro. Seu temperamento solitário assemelha ao de Oxossi.

Ogum Oniré: É o título do filho do Ogum que reinou sobre Iré (Oni = senhor, Ire = aldeia), o dono de Iré, primeiro filho de Odúduwà. Oniré é um Ogum antigo que desapareceu debaixo da terra. Usa também contas verdes. Guerreiro impulsivo é o cortador de cabeças, ligado à morte e aos antepassados; orgulhoso, muito impaciente, arrebatado, não pensa antes de agir, mas acalma-se rapidamente.

Ogum Popo: Seria o nome de Ogum quando foi a terra dos Geges, é um tipo fanático.

Ogum Xoroke: Usa contas de um azul escuro que se aproxima do roxo do colar de Exu, seu irmão e amigo íntimo. “Xoroke é um Ogum que tende a confundir-se com Exu (soro = falar, ke= mais alto), agitado, instável, suscetível e manhoso, possui condição extrovertida.

Ogum Wori (Warri, ou wori: Yorübá): É um Ogum perigoso, dado da feitiçaria, ligado ao màriwò, aos antepassados. Se apresenta muitas vezes com forças destrutivas e violentas. Segundo os antigos a louvação patakori não lhe cabe, ao invés de agradá-lo ele se aborrece. Um de seus mitos narram que ele ficou momentaneamente cego. Tem temperamento difícil, suscetível, autoritário o espírito dogmático.

Respostas de 22

  1. Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Very useful info particularly the last part 🙂 I care for such information much. I was seeking this certain info for a very long time. Thank you and best of luck.

  2. Motumbá Tomejé,
    existe uma qualidade cultuada no meu Ile, denomina de “Alada Meji”.
    Seria o mesmo que “meje”? Diz-se que tal Ogun come com Esu e Odé!

    1. Dofono de Exú, seja bem vindo. Este nome (Aladá Meji) não é uma qualidade de Ogum. Este é um trecho da frase “Ogum alada meji” que significa “Ogum que usa ou que tem dois facões”. Portanto alada(facão) e meji(o número) não é qualidade. A palavra Meje corresponde ao numero sete. Infelismente na busca por qualidades “”””raras””” tem pessoas que extraem nomes de cantigas e/ou trecho de itans e dizem que é uma qualidade “”raríssima”” e assim justificam seus equivocos. Sugiro que vc pesquise muito bem e muito a fundo a origem desta Casa de Axé. Este é um conselho bastante sério. Axé, Tomeje.

  3. motumba baba gostaria de saber mais sobre a qualidade de ogun chamada massa e sobre seu enredo comidas vestimentas des de ja fico muito agradecido :oconhecimento fortalece nossa raiz axe

    1. Flávio bom dia. Como eu disse logo no início do texto sobre as “qualidades”, nosso blog não pretende ser o absolutamente correto e apontar defeitos, por isso nós colocamos informações recolhidas em diversas fontes para previlegiar o máximo possível de Raízes. Mas se vc observar o que diz este trecho “Ogum Massa: Um dos nomes bastante comum do Orixá, segundo os antigos é um aspecto benéfico do orixá quando assim ele se apresenta”, a frase não diz que se trata de qualidade de Ogun e sim de um aspecto benéfico do Orixa. Veja a seguinte tradução do livro do Sr Altair B. Oliveira: “”Apajá l’onã Ogun ma xá aqui berujá, Apajá Ogun ma xá aqui berujá””. As palavras ma e xá, são cantadas e lidas como “massá”. Esta cantiga se refere ao sacrifício litúrgico que era feito a Ogun. “Sacrificamos cachorro (do mato e selvagem, nunca doméstico) no caminho para Ogun, Ele certamente o retalhará, Ele não costuma ter medo da briga, sacrificamos cachorro e Ogun, seguramente o retalhará, Ele não costuma ter medo da luta.
      Portanto podemos dizer que o termo “massá” está ligado a este rito. Não se trata de qualidade de Ogun e sim de um aspecto ou uma forma de cultuar Ogun. Axé. Tomeje.

  4. Mutumbá!

    Estou entrando agora, melhor iniciando minha cmainhada num terreiro de nação ketu da raiz da Casa de Oxumare Bahia, e não sei se lá se cultua Ogum Xoroque, vcs teriam alguam ideia sobre isso? outra duvida, caso não cultue, eu sou muito devoto desta força, teria algum problema eu ainda manter minha fé nele? creio que n. alem do mais, eu possuo uma firmeza de umbanda do msm com hematita, sodalita, rubi, pedra ferro, granada, 7 ferramentas, um correntinha, 2 ferraduras, 3 imãs, buzios, fava de olho de boi, sete chaves, ela é selada com argila e cimento branco, apenas com as pontas das sete ferramentas para fora e fica no meu quintal, perto de onde fica meu assentamento de exu catiço, numa casinha separada, na epoca foi avisada pela minha entidade e o caboclo do meu antigo pai de santo falou que era pra ser assim, e falou que eu ate , para fortificar o axé poderia enterrar em um vaso de espada de ogum ,mas fiquei com pena de enterrar e deixei dem uam casinha aberta em que espada de ogum são as “paredes”, e sei la, acho que n teria coragem de desfazer dessa firmeza, mas vc acha que n cultuando eu teria que despacha la ou poderia estar consagrando ali para outro ogum, como meje, pois ogum em si é um só, muda apenas as manifestações, por assim dizer

    1. Marco eu não sei te dizer se na Casa de Oxumare se cultua Xoroque como Ogun. Mas posso te garantir que se vc pesquisar em Jeje, em sites sérios e livros bons, vc vai ver que Xoroque é originário do Jeje e que não vira em seus filhos, Ele é um guardião das Casas Jeje. Xoroque é um Gú com esta função e proteção das Casas. Mas acabou sendo sincretizado em muitas umbandas e candomblés como Ogun ou como Exú ou pior ainda como os dois, Achoque o mais prudente é vc pesquisar muito esta energia e buscar informações na sua Casa de Axé, por que independente da minha opinião, oque vale mesmo é o que é feito na sua Casa de Axé. Mas lembre-se Xoroque é Jeje e é um Gú. Axé, Tomeje.

      1. Marco assim como eu te falei na resposta anterior que Xoroque não é um Ogun, Ele é um Vodum da família Gú, portanto Ele é Jeje, isso já te dá uma boa noçãod e que o seu entendimento do que é certo e errado está equivocado e necessita de uma boa pesquisa meu irmão. Concordo quando vc fala de cores e colares, mas lembre-se, estamos falando de uma religião Brasileira e que se adaptou as necessidades e dificuldades daquele momento de sua criação. Falo criação por queo candomblé é recriação aqui no Brasil de um culto já quase perdido em terras africanas, portanto ele foi criado aqui meu irmão. E oque vale mesmo, não é como se fazia na áfrica, até porque, lá os cultos estavam espalhados por um grande território e eram cultos familiares, o que inviabiliza dizer que era assim ou assado, já que cada família mantinha seus cultos em segredo. Por tanto mais uma vez oque vale é como sua raíz e sua religião faz. Não acho interessante vc se guiar por aquilo que vc acha que é correto, sempre faça como seus mais velhos te ensinarem, essa será sempre a verdadeira maneira de fazer. E isso só se prende na Casa de Axé, não é por livro nem internet, é la, ralando na Casa. Grande axé, Tomeje.

  5. Estou entrando agora, melhor iniciando minha cmainhada num terreiro de nação ketu da raiz da Casa de Oxumare Bahia, e não sei se lá se cultua Ogum Xoroque, vcs teriam alguam ideia sobre isso? outra duvida, caso não cultue, eu sou muito devoto desta força, teria algum problema eu ainda manter minha fé nele? creio que n. alem do mais, eu possuo uma firmeza de umbanda do msm com hematita, sodalita, rubi, pedra ferro, granada, 7 ferramentas, um correntinha, 2 ferraduras, 3 imãs, buzios, fava de olho de boi, sete chaves, ela é selada com argila e cimento branco, apenas com as pontas das sete ferramentas para fora e fica no meu quintal, perto de onde fica meu assentamento de exu catiço, numa casinha separada, na epoca foi avisada pela minha entidade e o caboclo do meu antigo pai de santo falou que era pra ser assim, e falou que eu ate , para fortificar o axé poderia enterrar em um vaso de espada de ogum ,mas fiquei com pena de enterrar e deixei dem uam casinha aberta em que espada de ogum são as “paredes”, e sei la, acho que n teria coragem de desfazer dessa firmeza, mas vc acha que n cultuando eu teria que despacha la ou poderia estar consagrando ali para outro ogum, como meje, pois ogum em si é um só, muda apenas as manifestações, por assim dizer

  6. Babá Tomege fico triste com essa busca desesperada pelas qualidades de orisà de tantos omorisà e até mesmo de abians como este que vos fala! Já passei por essa febre até que por meio da sua incansável luta contra essa mania entendi que o mais importante é o orisà que em si comporta todo o fascínio, uma qualidade é apenas um aspecto, uma forma de cultuar a energia de nossos ancestrais, acredito que a melhor qualidade é aquela que cultuamos com amor, fé e principalmente entrega, assim não erramos, olhando para o orisà completo! No meu jogo quem respondeu foi Ogum então axé! Sei que posso ser da qualidade Ogunjá, Alagbede, Onirê, worin, Akorô, etc, mas não quero me prender a uma partícula, quero conhecer, viver e sentir a total expressão de amor de Olorun na minha vida, ser filho de Ogum, nenhum título é maior que um nome, e um filho de verdade busca conhecer seu pai, ser intimo dele e estar sempre próximo de seu amor, quero Ogum o resto vem no caminho!

    1. Omon Ogun, Jan071421, muito obrigado por vir aqui falar disso comigo, muito obrigado, de coração. Lutamos há muito tempo para as pessoas compreenderem isso que vc compreendeu. Então, se pelo menos um, compreendeu, todo o meu trabalho valeu a pena. Que Ogun te de sempre as melhoras escolhas e caminhos. Que meu Pai Ogun (nosso Pai) te preserve assim, um cuiroso!!!!! Axéô. Mojuba, Tomeje

  7. Hoje sigo aquilo que o senhor já dizia nos comentários do ocandombléwordpress, busco conhecer o orixá Ogum, através de itans, livros(Pierre verger principalmente!), no meu axé e quanto mais aprendo mais amo essa divindade e busco me aproximar da energia, sentir sua presença no meu íntimo e tenho descoberto muita coisa que “herdei” de meu pai Ogum! Mojubá Ogum, Mojubá babá Nelson

  8. Porquê tanta gente só olha para as qualidades? A qualidade é uma maneira de cultuar a divindade, como o senhor mesmo diz devemos conhecer o orisà, o todo, não uma simples expressão do poder mas todo poder do orisà, acho que até o orisà busca isso de seus filhos, o orisà não procura nosso lado mais doce, guerreiro, sábio, benevolente, ele nos aceita como somos com todas as infinitas facetas de quem somos, bons, gananciosos, maus, preguiçosos, nossos orisàs querem penetrar no mais profundo de nossas vidas, afinal o orisà está presente no cerne de todos nós!

  9. Motumbá meu Querido Babá tomeje? Sua bênção! A quanto tempo hein?!
    Me perdoe a demora em me comunicar e todo esse tempo de ausência mas venho para contar as bênçãos que ocorreram em minha vida graças à Ògún e Yemonjá!
    Bom, pra começar estou em outro ilé e estou bem, minha noiva foi iniciada para Yemonjá, a casa é de Yemonjá e agorinha no mês passado, mas precisamente no dia 12 de maio fui suspenso para Ògún e em outubro me início.
    Ògún não abandona mesmo né?! (Rsrsrs).

    Não poderia deixar de vir contar ao senhor essas bênçãos que tenho recebido em minha vida, mais uma vez me desculpe pela ausência!

    Que Ògún olhe por nós hoje e nos dê grandes caçadas nessa vida!
    Muito Axé para o senhor, Tomeje!

    1. Jan, que nosso Pai Ogun te abençoe e que Yemonjá, dona da minha Casa e da minha vida abençoe sua namorada e a vida de vcs. Notícias maravilhosas, fiquei muito feliz, de todo coração e com toda sinceridade, muito feliz mesmo.
      E olhe que coisa legal. Somos de Ogun, minha Casa é de Yemonjá também. Axé e felicidades sempre. Volte mais vezes e esteja sempre a vontade aqui.

    1. Iknow, seja bem vindo ao blog. Nome diferente, legal! Não há uma regra geral para determinar qual a qualidade de um Orixá X que venha acompanhado por um Orixá Y. Não há receitas de bolo. O que indico é que você estude sobre o Orixá dono de sua cabeça sem preocupação com qualidade antes de compreender plenamente a energia Orixá que habita sua cabeça. Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

  10. Sua benção
    Por gentileza, poderia informar a causa da cegueira momentânea que o Senhor informa sobre Ògún Wari, qual seria o itan sobre está cegueira momentânea? Obrigado desde já, muito axé!

    1. Gisele, seja bem vinda ao blog. Esse Ogun tem sido mal interpretado devido sua ligação litúrgica com Oxun. Ele tem sido afeminado e vestido como Oxun, o que nos dá grande tristeza. Esse Ogun, por ter ligação com Oxun, e essa ligação tem seus bons maus momentos kkkkk. Numa discussão com Oxun Ele foi punido por Oxun com a tal cegueira kkkkk foi se meter logo com quem, né? Oxum é linda mas não tem paciência para ser afrontada kkkkk
      Eu não tenho aqui o Itan. Mas resumidamente é isso. Espero ter ajudado. Axé e felicidades sempre, babá Tomeje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *