Meus irmãos de religião, nosso objetivo é trazer informações a cerca de diversos assuntos.

Não podemos aqui falar de um único Axé. Não seria ético afirmar que se trata de material de um ou de outro Axé ou querer apontar um único caminho, presumivelmente correto.

Podem haver diferenças entre o exposto aqui e aquilo que é feito/dito ou praticado no seu Axé. Por isso indico que procure se certificar destas informações na sua Casa com seus mais velhos.

O diferente não é errado, só diferente. Axé, Tomeje.

Qualidades do Orixá Omolú

Omolu Afenan: É velho, dança curvado, veste a estopa e carrega duas bolsas de onde tira as doenças. Veste amarelo e preto. Todas as plantas trepadeiras pertencem-lhe. Tem caminhos com Oxumarê e Oyá, de quem é companheiro, dança cavando a terra com Intoto para depositar os corpos que lhe pertencem.

Omolu Afoman, Akavan ou Kavungo: (ligação com Exu) afomo; contagiante, infeccioso.

Omolu Ahosuji ou Segí (Ligação com Yemanjá, Oxumarê ou Bessen):

Omolu Ajunsun: É extrovertido; tem fundamentos com Ogum e Oxalá.

Omolu Arawe ou Arapaná (ligação com Oyá):

Omolu Arinwarun (wariwaru): Título de Xapanan.

Omolu Avimaje ou Ajiuziun (ligação com Nana, Ossain):

Omolu Azoani: É jovem, veste preto e branco. Tem caminhos com Iroko, Oxumarê, Yemanjá e Oyá. Come tatu na praia.

Omolu Azunsun, Azonsu, Ajansu ou Ajunsu: É ligado ao tempo, as estações do ano e ao culto da terra. É o verdadeiro dono do cuscuzeiro. Possui ligação com Oxalá e Oxumarê. Seu assentamento é feito no barro vermelho, leva 9 olhos de boi, duas muletas pequenas de cedro, suas lanças são sete sendo uma maior que as outras, no meio leva uma bandeira de aço e na outra um tridente. Veste vermelho, preto e branco, na perna esquerda leva uma pulseira de aço.

Omolu Intoto: Suas contas são vermelho e preto. É um orixá cultuado em seu assentamento e não vira na cabeça de ninguém. Antigamente recebia sacrifícios humanos por se tratar de um orixá antropófago, come a carne e destrói os ossos. O Iyàwó é feito de Oxum ou Azoani. Dá-se comida a terra. Este orixá é Abìkú, portanto não se raspa, pois representa o fundo da terra. Come com Ewá, Oyá e Ikú. Seus assentos são cultuados ao lado de Nanã e Yemanjá.

Omolu Jagu Jagun ou Ajagun: Em seu assentamento leva uma estatuazinha com olhos; tem dois kelês, um de búzios e outro de miçangas. Tem caminhos com Oxalá. É jovem e guerreiro; leva na mão uma lança chamada okó; tem caminhos com Ogunjá, Oxaguian, Ayrá, Exu e Oxalufan. É cultuado no dia 17 de dezembro. Seu cuscuzeiro leva uma seta só, vindo de dentro de uma bacia com 9 pratinhos brancos de barro. Não come feijão preto; come miúdos de boi no azeite doce. É o único que come Igbin (Caracol).

Omolu Jagun Agbagba (ligação com Oyá):Provisoriamente sem dados inerentes a este caminho do Orixá Omolu.

Omolu Obàluáyê: É o rei da terra, na Nigéria os Owo Érindínlogun adoram Obaluaiê e usam, no punho esquerdo, uma tira de Igbosu (pano africano) onde são costurados cauris esó. Sua vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a “palha da costa”, elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados à morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. Compostos de duas partes o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha da costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé, seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulú”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte. Sua festa anual é o Olubajé, (Olu-aquele que, ba-aceita, jé-comer; ou ainda aquele-que-come), são feitas oferendas e são servidas suas comidas votivas, seus “filhos” devidamente “incorporados” e paramentados oferecem as mesmas aos convidados/assistentes desta festa, em folhas de bananeira ou mamona. Suas quizilas (proibições) mudam de casa para casa, e de nação para nação; carneiro, peixe de rio de couro, caranguejo, carne de porco, pipoca, jaca… Tido como filho de Nanã, no Brasil, sua origem, forma, nome e culto na África é bastante variado, de acordo com a região, essa variação de nomes é de conformidade com a região, Obàluáyê ou Xapanã em Tapá (nupê) chegando ao território Mahi ao norte do Daomé; Sapata é sua versão fon, trazido pelos nagôs. Em alguns lugares se misturam em outros são deuses distintos, confundido até com Nanã Buruku; Omoluem keto e Abeokutá. Seuparentesco com Oxumarê e Iroko é observado em Keto (vindo de Aisê segundo uns e Adja Popo segundo outros), onde pode se ver uma lança (oko Omolu) cravada na terra, esculpida em madeira onde figuram esses três personagens superpostos, também em Fita próximo de Pahougnan, território Mahi, onde o rei Oba Sereju, recebera o fetiche Moru, três fetiches ao mesmo tempo Moru (Omolu), Dan (Oxumarê) e seu filho Loko (Iroko).

Omolu Possun ou Posuru: É o mesmo Azunsun do Gege, louvado como Possun no ketu e na angola, tanto é Iroko como Tempo. Come diretamente da terra. Sua dança mostra claramente sua ligação discreta com Exu e com a terra, dança com garras na mão. Seu assentamento leva uma bola de tabatinga que representa o mundo, e põe-se as garras. Come cágado e tatu. Tem caminhos com Intoto, Iroko e Oyá.

Omolu Sapona, Soponna, Sapata ou Sakpatá: É o mais antigo; é proibido falar seu nome. Na África quando se fala seu nome, coloca-se mel na boca. Come com Exu e tem fundamento nas encruzilhadas. Tem caminhos com Oxossi e é o deus da varíola e das doenças de pele. Usa contas brancas e pretas; em sua feitura são feitas sete qualidades de comidas, colocadas na folha de mamona e levadas com uma vela para o campo.Leva dois kelês, um no pescoço e um na perna esquerda (duas argolas de aço). No dia do recolhimento leva-se o Iyàwó na porta do cemitério para Ebó. É preparado no barro vermelho.

Omolu Savalu ou Sapekó (ligação com Nana):

Omolu Tetu ou Etetu: É jovem e guerreiro. Come com Ogum e Oyá. Veste branco, preto e vermelho. Seu caqueiro é tampado e não se abre nunca.

Respostas de 135

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    1. Desculpe-me pela demora em responder. Com estamos em ainda em construção do blog, as vezes temos algumas falhas. Mas ficamos muito felizes com sua visita e desejamos sim partilhar conhecimento e experiencias na religião com nossos irmãos. Sinta-se a vontade para comentar no blog. Tenho certa dificuldade com o seu idioma, mas nada que uma boa ferramenta de tradução não ajude. Axé e Tomeje.

    1. Rafael, fiquei na dúvida sobre sua pergunta, me parece que vc está se referindo a Umbanda. No candomblé Omolú não chega a ser velho (idoso), todos os itans a seu respeito falam de um guerreiro jovem e dinâmico. Ha de fato um Omolu que veste sua roupa de palhas vermelhas. Alguns outros Omolu podem usar detalhes de preto em suas vestimentas, além da palha (o filá), mas não tenho conhecimento de que Omolú vista vermelho e preto. Axé, Tomeje.

      1. Oi, Rafael!

        Já observei que algumas Casas e Nações identificam Omolu com as cores preto, vermelho e branco, enquanto outras utilizam apenas preto e branco. Acho que as três primeiras cores citadas, são mais comuns nos Ritos Angola/Congo.
        grande abraço e muito AXÉ!

  2. Olá, gostaria que o Senhor escrevesse uma frase bem linda em yorubá de reza de JAGUM. Outra coisa, é verdade que não podemos queimar pessoas de Omolu/Obaluaê?/ se é verdade, gostaria de saber o porque. obrigado, e muito sucesso para o Senhor, abração.

      1. Olá, Carlos Alberto!
        Obrigado pela participação!
        Conforme seu pedido, separei a seguinte frase do àdúrà (reza) de Omolu:

        “Oba alá tun zue obi osùn”
        Rei que nasceu como o sol, Pai do Vermelho

        Bonita, hein!?

        De fato iniciados não devem ser cremados. Mas isso não é restrito aos filhos de Omolu e de Obaluaiye. É um princípio que se aplica a todos. Considera-se que viemos da lama e à lama devemos retornar. Por isso os corpos devem ser sepultados na terra.

        Um grande abraço e muito AXÉ!

    1. Meu motumbá
      Eu sou feita de Nanã, então tenho a família g assentados,mas meu pai de santo enterrou o meu Omulu,e até hj eu não sei o pq,eu perguntei mas ele só me disse que ele seria o guardião do axé.
      Poderia me explicar o pq ?

      1. Erica, seja bem vinda. Não sei explicar isso. Sinceramente nunca vi isso. Mas fique tranquila, seu orixa jamais te cobrará nada sobre isso. A responsabilidade é dele. Axé é felicidade.

  3. Caro baba tomeje, motumba.
    Há muito tempo ouvi dizer qua a cantiga abaixo citada poderia ser cantanda tanto para Oxala, quanto para Oxum.

    E……. emorio
    E……..emrio
    emori pao.

    Esta informação é verdadeira? E caso seja, poderia dizer-me qual o significado da mesma?

    Parabens pelo site e desde ja deixo os meus sinceros agradecimentos,
    att.,
    Carlos Alberto

    1. Carlos, obrigado pela visita. Mesmo que pareça uma certa fuga ao responder que “O conceito de certo e errado é muito complexo e por isso praticamente não existem na nossa religião”. Essa é uma resposta que deixa claro que há diferenças entre os segmentos e entre Casas de Axé dependendo da raíz e do aprendizado do seu Dirigente. E estas diferenças não devem necessáriamente ser ditas como certas ou erradas, são diferenças. Em poucas ocasiões podemos apontar algo que realmente se encaixa no “certo X errado”.
      Sobre as cantigas. Esta em especial é cantada já no final do xire quando Oxalá está na sala se preparando para se despedir. É uma cantiga que todos os Orixas formam um cortejo para se despedirem e dançar com Oxalá. O rítimo é lento e compassado (ijexá). Talvez por isso alguma Casa a utilize também para Oxum. Mas devemos lembrar que as cantigas tem hora e motivo de serem cantadas, e esta, como dito, faz parte das despedidas de Oxalá. Então, dentro deste entendimento, talvez não seja indicado a sua utilização para Oxum. A tradução eu vou ficar devendo no momento, mas em breve eu retornarei com a tradução. Espero ter te ajudado. Axé, Tomeje.

  4. Muito obrigado pela sua resposta, seu blog é muito educativo. Espero poder contar novamente com a sua ajuda.

    Parabens,
    Carlos

      1. Carlos conforme prometido segue a cantiga: É é mo ri ó é mo ri ifá ó, É é mo ri ó é mo ri ifá ó: Eu vi, eu vi atraves de Ifá, Eu vi, eu vi atraves de Ifá. Tradução do livro “Cantando para os Orixas” de Altair b. de Oliveira (Altair T’Ogun). Tomeje.

    1. Rafael Castro, alguns alimentos são aceitos por todos os Orixas, de Exú a Oxalá todos aceitam água, acaçá, frutas e canjica. Mas esta questão de “aceitar” está ligado a ocasiões específicas ou qualidades específicas. Axé, Tomeje.

    1. Marcos seja bem vindo ao blog. Vamos por partes. Odu = a caminho/destino, muitos jogam búzios se utilizando deste método, que de fato é bem eficiente, porém o jogo pode revelar o caminho ou destino daquele momento da pessoa, ele raramente vem mostrando qualidades de Orixa. provavelmente vc não não é iniciado, pois se fosse, saberia a qualidade do seu Orixa na sua iniciação durante as cerimonias apropriadas para este fim. Num jogo o importante é resolução de problemas que o afligem naquele momento e dar orientação ao consulente. Nos odu citados or Orixas associados são Xangô e Oxaguiã, não tem Omolu nestes Odu.Axé, Tomeje.

  5. eu sou filha do orixa omulu tenho muito medo porque eu sinto quando as pessoas vau morre .sinto quando esta morrendo de morte morrida e quando sao assinadas mas com parentes e amigo bjs bia

    1. Beatriz seja bem vinda. Há algumas pessoas que pressentem fatos e acontecimentos e estas pessoas devem ser orientadas e cuidadas para desenvolver seus dons. Mas há outras que se induzem a ter estas premonições, explico. Muitos médiuns tem a mania de interligar fatos corriqueiros da sua vida ou seus sonhos com tudo que acontece em seu redor, sempre se utilizando da frase “eu sonhei com isso, eu vi isso, eu sinti isso”, quando na verdade estas premonições são fruto da cabeça do médium que precisa ser cuidado e direcionado corretamente. Não estou afirmando nada a cerca do seu caso. Mas posso afirmar que ser filha de Omolu não tem a menor ligação com premonições de morte. Infelismente muito retratam este Orixa como o sr da morte e deixam escapar a beleza a vida e a saúde que este orixa nos proporciona. Acho sinceramente que vc deveria ler um pouco mais sobre o Omolu e ver a sua grande beleza e poder de dar vida. Não sinta medo disso, aprenda a conviver e seja feliz com seu orixa. Axé, Tomeje.

    1. Ualisson seja bem vindo irmão. Qualquer Omolu pode vir acompanhado de Nanã e Oxumarê. Lembre-se que em candomblé não existem receitas de bolo, o Orixa vai vir acompanhado de um conjunto de Orixas que Olodumare entende que é melhor para sua cabeça. Tenho visto muita gente dizendo que “o orixa X só pode vir com orixa Y”, isso é complicado de entender e aceitar, afinal, se somos filhos de Olodumare e é Ele quem nos dá a vida e decide sobre nossas vidas, cabe também a Ele determinar com quem nossos orixas principais devem vir acompanhados.
      Há uma confusão bastante grande no seu comentário, Tempo (Kitembo) é um inkisse, é de Angola, uma outra tradição religiosa e no Angola se cultua Inkisse. Vc cita alguns Orixas e um Inkisse. Acho bem complicado esta mistura, veja isso direitinho com quem te falou disso. Ketu é diferente de Angola. Axé, Tomeje.

  6. ola gostaria que alguem podesse me explicar,o porque que quando estou perto de alguem que não esta bem emocionalmente, eu fico ruim quando a pessoa vai embora, utimamente so de conversar por telefone com alguem que esta com problemas eu sinto toda a angustia da pessoa que sofre,eu não sou de nenhuma religião, mas meu marido é do candomble la na casa que ele freguenta ja me disserão que eu sou filha de iansã com obaluae,e que eu sou virante,reamente eu sinto que isso realmente é verdade, gostaria de saber se eu entra para a religião se isso que sinto tem como curar? pois sofro muito com isso,mais tenho medo que isso só piore a minha situação, por favor quem poder me ajudar eu agradeço!

    1. Beatriz seja bem vinda ao blog ori. A condição de ser virante (aquele que pode incorporar seu Orixa), é um “”dom”” que certas pessoas tem de poder manifestar a presença dos Deuses em seu próprio corpo. Poucas religiões tem este conceito e este entendimento de que os Deuses estão realmente entre nós e podem vir ao nosso encontro atravéz da manifestação em seus filhos, e isso é lindo. Mas cada coisa deve ser muito bem colocada em seu lugar. Se vc entrar para a religião, este caminho deve ser o do autoconhecimento, do amor pela religião, do encontro com o seu divino e todos os outros motivos que só vc poderia especificar. Mas é certo que nenhum destes motivos será uma forma de se livrar ou amenizar ou eliminar estes sintomas que vc descreveu acima. De forma alguma entre para religião buscando a cura do que vc sente hoje, é um erro grave e fatalmente vc se decepcionará, porque no candomblé não existe milagre. O candomblé pode te ajudar a lidar a sua vida e entender diversos aspectos do mundo, mas para isso é preciso que vc mude seu olhar e o seu foco, mas principalmente o candomblé deverá ensina que é preciso mudar o seu modo de encarar a vida, ou seja, é uma mudança interna de atitude diante da vida, este é o candomblé que eu aprendi e que eu creio. O seu caso, me parece um assunto de terapia e ajuda médica. Se alguém te disser que isso acontece porque vc é de Oyá (iansã) ou porque vc é de Omolú, e basta vc ser iniciada ou tomar banhos de folhas ou fazer ebós, desconfie e procure mais informações. Ao contrário do que muitos pregam, o fato de ser deste ou daquele Orixa não atrai estes sentimentos que vc descreve, nem te faz ser uma “receptora” de coisas e sensações ruins dos outros. Vc pode estar com algum tipo de trauma ou baixo estima ou carencia emocional e isso pode ser confundido com “coisas do Orixa”. Minha sugestão é procurar ajuda medica. Grande axé, espero ter ajudado, feliz ano novo. Tomeje.

  7. ola , td bem ? colofé!! gostaria de saber se um abikun passa pela mesma iniciação e passa pelas mesmas obrigações de 1 ano ,3 anos,7anos , 14 anos e 21 anos q um yaô q raspa passa ? ou é diferente?

    1. Ualisson, seja bem vindo e tenha feliz ano novo. Eu penso que o mais importante neste assunto é conhecer exatamente o que é abikú, há diversos artigos na net, e aqui no blog também, sobre o assunto e diversas interpretações sobre o tema, mas a palavra abikú pode ser lida como “nascido para, ou da, morte”, alguns entendem que abikú é aquele ser que morreu no parto ou logo após o parto ou muito jovem, e há os que entendam que abikú é aquele que escapou deste destino, ou seja, sobreviveu a morte. Mas todo este conceito (abikú) sempre será ligado a morte prematura.

      Existe uma outra palavra, abiaxé, que é muito confundida com abikú, o que é um erro grave e uma falta de conheceimento religioso, visto que são conceitos totalmente diversos.

      Sobre a questão de ser iniciado, o fato de ser abikú não isenta ninguém de nenhuma das obrigações de tempo, a pessoa que é apontada como abikú não tem privilégios e deve ser iniciada, raspada e deve cumprir com todas as obrigações de tempo, igual a todos as demais pessoas. Axé, Tomeje.

  8. Boa tarde!

    Joguei os búzios uma vez com um Zelador de Mairiporã, gostaria de saber das qualidades de OMOLU que comem com Oxóssi. Lembro-me de que ele (esse Omolu que come com Oxóssi) é meu eledá, tenho curiosidade de estudar mais sobre ele por isso peço alguma ajuda, se possível.

    Muito grato.

    1. Thiago, sej abem vindop. Pelo texto eu presumo que vc não é iniciado, fez uma consulta por algum motivo específico, certo? Tomeje.

      1. Na ocasião pretendia frequentar o axé do referido Pai-de-santo. Recebi um Obi d’Água. E neste jogo, após o ritual, veio esta informação.

        1. Thiago, não me leia como sendo o “dono da verdade”, ok? Mas neste obi, vc aprendeu o que é, e para que serve um obi?, Lhe foi explicado o motivo de darmos obi a nossa cabeça? Lhe foi explicado quem é o Orixa Ori?, Meu irmão eu torço para que tudo isso tenha sido exlicado e dito a vc, porque esta é uma das grandes bases da nossa religião, o culto a Ori. A questão que vc trouxe, na minha opinião é totalmente secundária, na prática isso de orixa que come com quem, não existe, isso é uma receita de bolo feita por quem não conheçe bem ou não respeita as necessidades de cada cabeça. Explicando, um determinado orixa, por exemplo Omolu, pode vir acompanhado de Oxossi na cabeça do seu irmão, ou como lhe foi dito, “este Omolú come com Oxossi, mas estamos falando de um caso específico, uma particularidade daquela cabeça. Na sua cabeça este mesmo Omolu pode vir acompanhado de outro orixa que não seja Oxossi, é a sua cabeça que vai determinar isso, que vai revelar a necessidade deste Omolu vir acompanhado de qualquer outro orixa, que inclusive pode ser Oxossi. Mas, determinar num obi que o seu eledá é um Omolu que ter ligação litúrgica com Oxossi, é chute, é invenção e receita de bolo. Saber das necessidades de ligações litúrgicas (quem come com quem) é um assunto complexo e requer muito mais aprofundamento em jogos e observação do zelador sobre aquele filho. Portanto eu sugiro que vc estude o que é esta energia Omolu, sem preocupação em saber sobre ligações litúrgicas ou qualidades. Primeiro se aprende as letras para depois formar as palavras. Espero ter te ajudado, axé, Tomeje.

          1. Nossa e como me ajudou! Agora lendo, vi que estava certamente, entrando numa furada.Não mais frequento o terreiro do referido Zelador. E ainda não me raspei. E nem sei se de fato o quero. Tenho sim, afeto e respeito pelos Orixás, mas não frequentei nenhuma outra casa. Este Obi gera algum ônus espiritual para mim? Uma vez que abandonei esse “pai” e seu terreiro, e não entrei formalmente na religião.

          2. Thiago, seja bem-vindo. Meu irmão, independente de você prosseguir ou não na religião, é preciso que você entenda que obi é uma cerimônia que tem por finalidade fortalecer e dar equilíbrio à cabeça. A nossa religião, o Candomblé, não lida com essas questões de carma, de pecados. Certamente o seu Orixá, seja ele qual for, ainda que a Casa ou o sacerdote não tenha sido bom para você, o seu Orixá terá compreendido essa cerimônia como benefício para a sua cabeça. Na minha opinião não há carma nenhum, apenas benefício. Axé, Tomeje.

  9. boa tarde baba Tomene,tenho cabeça feita desde 1985 e até hoje
    Ainda não tinha ouvido falar que quem é do santo não pode ser cremado
    Eu mesma sempre digo a meus filhos que quero ser sepultada,mas tenho
    Uma filha de santo que é ekedi e quer ser cremada,se vc poder me dar uma
    Explicação eu lhe fico grata.

    1. Suzana Serafim, seja bem vinda Yá, que sua Casas seja sempre Próspera e feliz. Axé e sua benção. Este conceito, de que o homem/mulher não deve ser cremado, está descrito no itam de criação do primeiro homem por Oxalá. Neste itam, Oxalá foi incumbido por Olodumare de criar um o ser humano e dar-lhe vida. Depois de diversas tentativas, passando por fogo, terra, madeira, pedra e ar, Oxalá utilizou a lama, fornecida por Nanã, e assim criou o homem. Mas ficou estabelecido que o homem deveria ser “devolvido” a lama de Nanã, depois de morto. Por isso, há o entendimento de que não se deve cremar um iniciado e sim enterrar para que ele reencontre sua ancestralidade. Grande axé, sua benção e vonte sempre. Tomeje

  10. Tomeje

    Sou ekedi confirmada há muito tempo, entretanto, não tive tempo para aprender até poque trabalhava em dois empregos, e minha mãe santo faleceu há mais de 20 anos, agora que estou aposentada estou tentando aprender sobre os ORIXAS.

    Assim sendo, gostaria se for possivel saber as qualidades do meu orixa “OGUN”, bem como, os demais.

    Desde já lhe agradeço.

    1. Roberta, seja bem vinda mãe ekedji. Aqui no blog nós temos um post sobre qualides do orixa Ogum, foi postado em agosto de 2011. É só a sra colocar “qualidades do orixa ogum” na barra de pesquisa e clicar na lupa. Mas lembre-se que esta é “uma” lista, não é a única lista. Digo isso porque as qualidades podem variar de Casa para Casa, algumas Casas aceitam ou conhecem/reconhecem algumas qualidades e outras Casas não aceitam ou não reconhecem algumas outras qualidades. Ekedji a internet tem algumas boas fontes de pesquisa, mas é preciso selecionar muito bem estas fontes, sugiro que leia o livros de pesquisadores sérios como Pierre Verger, José Beniste, Yá Gisele Omindarewá, José Flavio Pessoa de Barros e outros. Além é claro do aprendizado na sua Casa de Axé e com seu zelador/a, que é sempre a melhor fonte. Estamos disponíveis para te ajudar no que for possível, seja feliz e volte sempre.Axé, Tomeje.

    1. Monica Porfirio seja bem vinda ao blog.Monica eu sou do candomblé Ketu e por isso vou te explicar segundo o meu conhecimento. Não temos uma receita de como é, ou como se comporta ou mesmo como são as caracterísitcas piscolóogicas um filho do Orixa A com o Orixa o B. Em outras tradições ou conhecimentos exotéricos até existe sim esta forma de ver suas energias e suas combinações. Como por exemplo no horóscopo que tem o signo e o ascendente, lua, casa e outras composições que determinam como é a quela pessoa. Na nossa tradição o que importa mesmo é o orixa, individualmente, os traços do Orixa daquela pessoa. Portanto o mais segunro na nossa tradição é que conheçamos o Orixa, sua regencia, seus gostos, seu temperamento, seus interditosm e principalmente sua energia, sua história. É fundamental entender o Orixa antes de tentar decifrar a personalidade da pessoa. Mas por outro lado, a influenccia do segundo Orixa também deve ser entendida e respeitada nesta formação do carater daquele filho. Mas como te disse antes, o importante é conhecer a energia do orixa dono da sua cabeça. Espero não ter te confundido mais ainda rsrsrsrsrs, Axé, Tomeje.

      1. Acho que ela (assim como eu) gostaria de saber qual a qualidade de Omolu que tem caminhos Oxum e/ou vice-versa pois tb gostaria de saber a qualidade da minha oxum já que me disseram pelos búzios q sou de Omolu com oxum.

        1. Valter seja bem vindo. Vou tentar te explicar aquilo que eu aprendi como correto. Qualquer Omolu tem ligação ou pode ter ligação com qualquer outro orixá, isso de Orixa que tem caminhos com esse ou aquele orixá é invenção é receita de bolo. É claro que existem casos litúrgicos onde um orixá se completa ou fica mais “feliz” quando vem acompanhado de um determinado outro orixá. Por exemplo, o caso de Ogunjá e Oxaguian, são energias complementares sim, mas isso não quer dizer que um tem necessariamente que ser o caminho do outro. Um Ogunjá pode vir acompanhado de outro orixá assim como Oxaguian pode vir com outro orixá. O que o zelador/a tem que saber é harmonizar estas energias e perceber se essa ligação será de fato efetiva na vida do filho. o que eu estou tentando dizer é que mesmo quando há ligações como esta citada, ela pode existir somente na iniciação por exemplo, ou em algum caso específico da vida do filho, e nunca mais poderá se repetir, ou seja, não será preciso assentar o orixá complementar desta energia, trocando em miúdos, Não existe receita de bolo. Assim acontece com qualidades. Não é por que vc é de Omolu com Oxum que a sua qualidade será “A” ou “B”, vc pode ser de qualquer qualidade de Omolu e ter qualidade de Oxum como junto. Foi um tanto complicado mas espero ter ajudado. Axé, Tomeje.

  11. Boa tarde,

    Eu sou de Iemanja Ogunté e Jagun, foi o q deu no jogo…mas pelo q fiquei sabendo Jagun não pode ficar como o segundo na cabeça da pessoa, gostaria de saber o por quê? E o primeiro orixa a vim em terra foi minha mãe Iemanjá. Por favor se puder me explique pois estou pertubado com isso. Não posso deixarem fazer nada errado na minha cabeça. Desde já agradeço pela ajuda!

    1. Augusto eu sempre falo que esta questão de qualidades de Orixa é um assunto para ser visto quando a pessoa está prestes a ser recolhida, antes disso, tudo é bastante incerto e pode mudar, inclusive o próprio orixá que se apresenta dono daquela cabeça, portanto é mais prudente deixar esse assunto de qualidade para ser visto em outra ocasião. Augusto sou do tempo que qualidade de Orixa era um assunto que o Yawo só sabia depois de iniciado. Não havia esta quantidade de informação via net, livros, dvds e outros meios, e nem por isso havia esta historinha fajuta de que certos Orixás não podem ser o segundo na cabeça dos filhos. Augusto quem determina a combinação de orixás que são melhores para determinada pessoa é Olodumare e não creio que o Ser Supremo erre. Não há nada disso de que Obaluayie não possa ser o segundo na cabeça de um filho. Lembre que antes da qualidade (Jagum) vem o próprio Orixa (no caso, Obaluaye).
      Há coisas mais importante para serem ensinados a vc meu irmão, não se preocupe com estas histórias e lendas urbanas que forma criadas por quem não compreende muito bem o motivo de serem os mais velhos. Pois se compreendessem a função de mais velhos, teriam te orientado corretamente e descartariam histórias fantasiosas. Grande axé para vc, Tomeje.

    1. Sidney, eu vou te falar segundo o que eu sei, e baseado na minha raíz que é de Ketu. Raramente se dá este animal a Omolu e quando se dá é por um caso extremo. Na iniciação dos filhos destes Orixa, que eu saiba, se utilizam os animais “convencionais”. Mas como eu disse, eu estou baseando minha resposta no meu conhecimento e na minha raíz, sem levar em conta o que o jogo específico para a iniciação desta pessoa apontou como necessário. Portanto, devemos levar em conta também o que o jogo indicou como um caso especial e uma necessidade especial. Mas, como certeza, para um jogo indicar isso o caso deve ser realmente extremo. Espero ter ajudado, axé, Tomeje.

      1. Motumbá, Tomeje
        Estava aqui lendo os comentários quando me deparei com esta pergunta e resposta e pensei em outra pergunta: é possível fazer uma iniciação sem a utilização de bicho de quatro pés? Pergunta bobinha, eu sei, rs, mas veio na cabeça agora.

        Axé!

        1. Maria, com vai, tudo bem? Olha, eu já ouvi várias vezes dos mais velhos, acima de 50/60 anos de iniciados, que na época deles, se o Yawo não tivesse condições financeiras, ele seria iniciado com galinha d’angola, pombo e fraga/o. Segundo eles: Eram tempo difíceis e de escassez, o que justificava este procedimento. E que num momento mais oportuno financeiramente, se dava o bicho de 4 patas. Acho que o bicho de 4 patas seja mantido, é um fundamento importante da iniciação sim e além disso, devemos manter a tradição da religião. O que sou totalmente contra é o excesso de bichos, acho um desperdício de tempo e dinheiro. Axé, Tomeje

          1. Vou bem, e o senhor? Ainda não tomei aquela minha decisão…
            Eu concordo com o senhor, apesar de não saber nada sobre esses fundamentos.
            Acho um pouco absurdo babalorixá que pede BOI ao filho (porque o boi custa muitissimo caro e acredito ser desnecessário uma coisa tão grande!)… E há que se levar em conta a situação do filho de santo. Mas se tiver como dar, não tem porque não dar, não é?

            Falando em excesso de bichos, vi uma coisa tão feia esses dias que me deu uma raiva tão grande: SETE galinhas mortas em um alguidar com farofa em uma encruzilhada. É esse tipo de coisa que denigre nossa religião, que atiça o preconceito das pessoas. Fiquei muito triste/com raiva. Ai, credo.

            Mas enfim… me deseje luz, baba, pra que eu possa tomar a escolha certa.

            Axé

          2. Maria, esta história de dar boi/bezerro/garrote, seja l´ao nome que for, não faz parte da tradição do candomblé, isso é invenção. Pensemos que um boi é muito mais útil vivo do que morto, uma família dificilmente teria recursos para dispensar um boi pra sacrifício, com te falei ele vale mais vivo. Até pelo custo de engorda e tempo que leva pra criar um boi em relação ao cabrito, isso dificulta dar o boi, entende? O que vc viu deveria ser tratado como crime ambiental Maria. Em geral isso é feito pro pessoas pouco instruídas no Axé, uma lastima e uma boa arma contra nossa religião, vc tem toda razão. Maria, vá com calma. “Quem olha pra traz não erra o caminho” Frase me foi dita pelo Preto Velho Germano, e é uma verdade, vá com calma. Tomeje.

    1. Joe Weyder, não entendi a sua postagem, mas mesmo assim, axé e felicidade para vc meu irmão, que Omolu te dê bons caminhos. Tomeje.

    1. Jeferson seja bem vindo. Este material é resultado de pesquisa em diversas fontes, entre elas em Historiadores e mais velhos conceituados e sérios. Mas como nós falamos para um publico diverso e de vários segmentos, nós optamos por uma lista que abarque o maior número possível de qualidades reconhecidas, não quer dizer que esteja certo ou errado, mas não podemos nos guiar somente pelo nosso conhecimento ou pelo que praticamos em determinado seguimento ou Casa de Axé. Por isso Omolu aparece como uma das qualidades de Obaluaiye. Sabemos que algumas Casas ou segmentos colocam Omolu como outro Orixa/Divindade, mas em geral Ele aparece como qualidade de Oluaiye sim. Grato pela pergunta, volte sempre, Tomeje.

    1. DandaOmim, Ogun te abençoe. Eu sei pouco deste Inkisse, talvez no blog ocandomble.wordpress vc consiga com o Euandilu, Ele é kambondo do Bate Folha RJ. Axé, Tomeje.

  12. KOLOFÉ OLORUM, MUTUMBÁ, MUCUIU .
    DEMOREI ALGUM TEMPO PRA DESCOBRIR QUEM É Omolu Jagun Agbagba (ligação COM OGUM E OXALÁ). PASSEI NAS 3 NAÇÕES ANGOLA, KETU, E AGORA ESTOU NO JÊJE DE ONDE PRETENDO FICAR E FINCAR MINHAS RAÍZES. ESTE OMOLU TEM UMA LIGAÇÃO MUITO FORTE COM OGUM E POR ISSO SEU ASSENTAMENTO LEVA UM PARAFUSO DA LINHA DO TREM. JA DIZIA OS MAIS VELHOS QUE JAGUN , OGUM FOI !!! SUAS DANÇAS E SUAS FERRAMENTAS REPRESENTAM BEM ESSE DITADO. SUA SAIA DE SIZAU E PALHA DA COSTA . OU TECIDO EM TONS AZUL CLARO COM MARROM OU COR DE PALHA. SEU ERÊ PALHINHA AJUDOU A DESVENDAR MUITA COISAS. FORA ALGUNS DETALHES QUE SO PODEM SER PASSADOS NA HORA DA FEITURA. OBS: NÃO É A QUALIDADE QUE RECOLHE COM UM CACHORRO , MAIS SE TIVER UM PERTO NÃO O DEIXE SAIR. AXÉ !!

    1. Ana Paula de Jagun, axé e seja bem vinda. Agora que vc se encontrou, é importante que vc saiba que Omolu, na sua essência é Jeje. Um Deus Dahomeano que foi “importando” pelo Ketu. Axé que vc seja sempre feliz com Omolu. Axé, Tomeje.

  13. Olá, paz e bem Sou Ageji de Obaluaê. Busco informações acerca do meu orixa Jagun, como cultua-lo, como cuidar do Esu que responde por ele (Barafuki). Perguntei de um Babá ele me disse que devia pesquisar contudo , não encontro nada, sobretudo sobre Barafuki. Por favor, me ajudem

    1. Denys Mariano, seja bem vindo. Muita gente quer saber isso, como cuidar de qualidades de Orixa e esquecem de saber do pro´roio Orixa. Meu irmão antes de procurar na net, que é extremamente perigoso, e foge completamente a nossa tradição do aprendizado oral nas Casas de Axé, vc deve aprender na sua Casa. Nem sempre o caminho deste aprendizado é curto ou fácil, mas é o mais seguro. Vc deve aprender na sua Casa ou com alguém que seja do Axé meu irmão. Meu conselho muito sincero é que nunca, nunca mesmo procure estas informações fora do seu Axé. Sobre o seu Bara, o caminho é o mesmo, o seu Axé é que deve te dizer de onde vem este nome se possível indicar outras pessoas deste mesmo bara ou indicar uma literatura para vc. Axé, espero ter te ajudado. Tomeje.

  14. Abença, meu mais velho
    Estava lendo comentários mais antigos e percebi que o senhor sempre diz que antes de querermos saber a qualidade e devemos saber o que é orixá e devemos conhecer o nosso orixá como um todo. Minha iya sempre diz a mesma coisa. E eu particularmente acredito que os senhores tenham razão, que antes de conhecermos a parte, devemos conhecer o todo.
    A dúvida que fica é: como conhecemos o todo?
    Parece que não importa o quanto eu estude, nunca vou dar conta de conhecer o todo do meu orixá. E que nunca vou conseguir definir o que é orixá. É complexo, rs.

    Axé

    1. Maria, eu acho que compreender o seu próprio Orixa é fundamental para qualquer pessoa se compreender enquanto ser humano cheio de potenciais. Este conhecimento remonta ao tempo em que não se faziam “qualidades”, se fazia o Orixa e ponto. Todos, numa determinada região, eram, por exemplo, do Orixa Ogum, não havia divisões. Porem ao falarmos isso, precisamos compreender que Ogum, assim como tantos outros Orixas, foi conhecido em diversos lugares, e com diversos epítetos/títulos. Então mesmo sendo múltiplo, naquele lugar, Ogum era único. Com a vinda de tantas culturas pra o Brasil, é lógico que estes muitos “nomes” de Ogum, esta multiplicidade, acabou sendo, de certa forma, reconhecida como uma única origem, Ogum. E assim foi com os demais Orixas quando chegaram aqui. Com estas multiplicidades, também vieram diversas maneiras de “iniciar” o filho daquela Divindade, respeitando a individualidade de cada povo. Então pra compreender o assunto vc precisa estudar mesmo, estudar a fundo as origens daquele Orixa, assim vc entenderá o que é aquela energia, que apesar de individualizada, ainda é parte do Todo, no caso deste exemplo, Ogum. Axé, espero não ter complicado ainda mais sua cabeça. Tomeje.

  15. Olá ,saudações a todos! Não sou iniciado no candomblé , e nem na umbanda mas ja faz um tempo que venho pesquisando a respeito dos orixas , das lendas, tradições e inclusive das diferenças entre a umbanda e o candomblé.Sou jovem , tenho 23 anos , e tenho muito interesse por tudo que é místico , oculto , e que possa me ajudar cada vez mas no autoconhecimento e no aperfeiçoamento espiritual.Tenho muitos defeitos e gostaria de tornar-me uma pessoa melhor , porém nao melhor pra mim mesmo , mas para os outros , entender o verdadeiro significado da caridade e do amor ao próximo , ser uma pessoa positiva , com boas vibrações e mais altruísta , e deixar de ser pessimista , invejoso , depressivo , e etc , qualidades ruins q nao valeria a pena numerar mais.
    Ainda nao sei o meu orixa de cabeça , e tenho muito medo de saber , essa é a questao , nao sei porque.Eu tbm me interesso muito por psicologia e coisas relacionadas aos “arquétipos” de personalidade da psicologia , e tenho conseguido relacionar facilmente varios arquetipos da psicologia Junguiana com os Orixas e outras entidades da religião Yorubá.
    Possuo um razoavel nivel de autoconhecimento , assim creio.E de todos os orixás q li a respeito , me identifiquei mais com Omulu e com Logun Edé , este ultimo pelo q vi , presente no candomble , mas geralmente nao cultuado na umbanda.Nao consegui traçar relaçao significativa entre os dois , mas foram os mitos q pessoalmente eu mais me identifiquei.
    Sem querer ofender ninguem , e pedindo desculpa a minha ignorância antecipadamente , achei o orixa Omulu com uma carga muito negativa e muitos defeitos , talvez além das qualidades.Novamente peço desculpas se estiver ofendendo alguem , nao é intençao , é so uma opiniao pessoal.Eu acho q ficaria abalado se descobrisse ser filho de Omulu , mesmo sabendo ter muita identificaçao com ele tanto nas qualidades negativas quanto nas positivas.Sei que somente me iniciando e consultando um pai de santo para realmente saber , mas isso me da muito medo , pode ser preconceito meu , mas eu fico refletindo se as vezes a ignorancia nao seria uma bençao para algumas pessoas e se o candomble seria o melhor caminho espiritual pra mim , apesar de eu ter muito interesse e muito respeito pelos adeptos do candomble e da umbanda.
    Para enfatizar o meu sentimento , gostaria de fazer uma analogia com o mito Grego da Medusa , que transformava as pessoas em pedra se a olhassem diretamente.Eu tenho medo de que essa descoberta seja para mim como olhar diretamente para a Medusa e que me deixe petrificado e paralisado.
    Muito obrigado ao dono deste blog por me proporcionar me abrir nesse sentido e qualquer resposta e opiniao sua ou de outros será bem vinda.

    1. Leonardo, seja bem vindo. Seus questionamentos s]ao valiosos e pertinentes a um leigo que deseja conhecer a religião, mas para isso, é preciso que haja de fato um mergulho na cultura africana (Yorubá, neste caso), e não apenas no conceito religioso. E para mergulhar na cultura é preciso que estudemos uma série de outros aspectos ligados a religião, a família, ao modo de ver o mundo e a interação homem/natureza/universo. Um dos grandes problemas que temos é a sincretismo e a visão judaico cristã de bem e mau, de certo e errado, de evolução, de caridade, de justiça e tantos outros modelos vindos da cultura cristã e que impregnam as pessoas, e essa impregnação pode vir a deturpar a forma como o candomblé deveria ser compreendido de fato. Nó snão temos culpas, não temos pecados, não temos certo e errado. Nós somos livres destes conceitos. Portanto, eu compreendo seu comentário a cerca de Omolú, mas é preciso vc entender que, dependendo da fonte da sua pesquisa, ela virá impregnada de conceitos que não fazem parte da religião, como os citados acima. Então o caminho é procurar bons autores como Pierre Verger, Nina Rodrigues, Gisele Cossard, Vivaldo Costa, José Beniste e outros. A procura em sites é um campo fértil pra descobrir “invenções” e deturpações. Meu irmão, vá com calma e saiba que este é um caminho lento, que a aprendizagem é lenta e é só feita nos terreiros mesmo, e que vc deve procurar terreiros de tradição, nunca, em hipótese alguma deve procurar terreiros de “fundo de quintal”, sem tradição. Vamos conversar mais um pouco, se vc quiser, e procure as indicações que te fiz, vc vai ver um mundo religioso bem diferente. Axé, Tomeje.

  16. Omolu Intoto: Suas contas são vermelho e preto. É um orixá cultuado em seu assentamento e não vira na cabeça de ninguém. Antigamente recebia sacrifícios humanos por se tratar de um orixá antropófago, come a carne e destrói os ossos. “Estou estudando um pouco sobre este orixa e fiquei sem acreditar no que li! estou com muito medo depois que li sobre! Pois eu estou me apaixonado por pela religião keto.”

    1. Mauro seja bem vindo ao blog. Nós colocamos aqui no blog tudo que se pode informar sobre Orixa, mas não significa que estas informações sejam a verdade única e absoluta, ok? Em outras fontes vc poderá encontrar outras informações, inclusive conflitantes com as daqui. Mas vejamos o seguinte. Mesmo no cristianismo arcaico havia sacrifício, inclusive humano, portanto, não se espante ou se deixe influenciar por isso. Até porque, como diz o texto, este costume, se é que existiu, foi há muito tempo e nunca foi praticado no Brasil. No Brasil nunca houve sacrifício humano. Temos também que pensar e ver este assunto por outro angulo. Intoto está ligado a terra, no sentido de realizar a decomposição dos corpos, portanto é lógico, natural e compreensível que esteja entre suas “atribuições” “””Comer a carne de destruir os ossos”””, ok? isso também explica o motivo deste Omolu não ser feito em ninguém, afinal, não se trata de um Orixa, e sim, de uma face ou aspecto ligado a Ele. Omolu é o sr da terra, e a morte e decomposição se dá sob seu domínio, ok???Não leve tão ao pé da letra tudo que vc ler, tente ver por outro ponto de vista e procure sempre boas informações em bons livros e principalmente com fontes confiáveis, como por exemplo, um mais velho de uma Casa de Axé tradicional, ok?

    1. Wealey, seja muito bem vindo ao blog. Não existe isso de “somando o orixa X com o orixa Y” teremos a qualidade “Z”. Qualquer Obaluaye pode vir acompanhado de qualquer Oxum. A questão aqui é necessidade do filho, ou seja, Olodumare é quem decide quais orixas serão mais benéficos ao filho, entende? Não existe receita de bolo nisso de qualidades, ok? Axé, Tomeje.

  17. oi fui feito de omolu a 12 anos atrás hoje não frequento mais gostaria de saber se existe junto de omolú e oxum pois guando fui feito não me falaram meu junto depois falaram que era oxum mas que seria uma qualidade diferente ainda falaram que ela ia ter um iba de barro e não louça achei meio estranho pois eles não me comentavam nada fiquei só 2 anos na casa depois dei minha obrigação de 1ano e depois não voltei mais pedi desculpas ao orixá que foi colocado em minha cabeça e não voltei mais gostaria de esclarecer esta duvida e saber a qualidade de omolu pois elas não falavam ea de oxum tabem desde já agradeço

    1. Hugo, seja bem-vindo. Hugo, que bom que você está querendo saber desse assunto, é sinal de que você ainda ama os seus Orixás e talvez retorne à sua religião. O simples fato de ser do Orixá A mais o Orixá B, não indica que a qualidade do Orixá A seja, por exemplo, Jagun ou Arawe. Pode ser qualquer uma das qualidades de Omolu, isso vale para o juntó. Hugo, essa é a beleza da nossa religião, não há receitas de bolo. No seu caso específico, Omolu pode vir acompanhado de qualquer qualidade de Oxum, portanto, o melhor caminho é procurar uma boa Casa, de referência e de tradição, onde você se sinta confortável, retome a sua tradição religiosa, conheça o que é o seu Orixá e depois disso virá o conhecimento das qualidades. Espero ter ajudado. Felicidades. Axé, Tomeje.

      1. oi pai tomeje muito obrigado pelo o conselho foi muito útil vou pensar no assunto pois ainda tenho um carinho e um respeito muito grande pelos orixás obrigado mais uma vez

        1. Pense com carinho mesmo, Hugo. Orixá nunca nos abandona quando acreditamos verdadeiramente nele. Volte aqui sempre que quiser. Axé! Cátia.

    1. Carlos, só agora pude responder. Mas logo de início eu gostaria de corrigir um ponto. Não é Baluarte é Obaluaiê. E com esta correção, eu posso te garantir que antes de saber sobre qualidades vc precisa conhecer o Orixa Obaluaiê, pois se nem mesmo o nome do orixa lhe foi passado corretamente, de certo, não foi ensinado a vc nada da história dele. Por tanto, volte sua atenção para o orixa meu irmão, qualidade é um assunto que vai te interessar muito depois de conhecer Obaluaiê na sua intimidade. Axé, espero que vc me entenda e que não se sinta ofendido. Tomeje.

  18. Olá, sua benção velho..gostaria de saber um pouco sobre sassarem,esse caminho de Obaluaiê e pouquíssimo comentado,se o senhor poder me dizer algo a respeito lhe serei muito grato,desde já obrigado …axé

    1. Alexandre seja bem vindo ao blog. Fui pesquisar em alguns autores tradicionais como Gisele Cossard, Jose Beniste, Pierre Verger e outros e não encontrei nada e nenhuma referencia a este nome. Quem lhe deu este nome é de sua confiança? É realmente de candomblé? Esta pessoa é de que raíz e aprendeu este nome onde? Meu irmão, hoje tem muitos que inventam nomes e dizem que se tratam de qualidades “raras” ou pouco conhecidas. Cuidado com isso meu caro. Não estou afirmando ou impondo que o nome e a qualidade não existe, mas estou achando estranho. Axé, Tomeje.

    1. Rodrigo, seja bem-vindo. Meu irmão, pela sua escrita entendo que você esteja falando de Esá, um dos ancestrais do culto de Babaegun. Neste culto temos as figuras de: Babaegun, Esá e Egungun, que são ancestrais divinizados e não são iniciados em ninguém. Não sei te dizer que nome tem ou se existem ancestrais divinizados no Angola, mas posso te garantir com absoluta certeza que um Esá nunca será iniciado em ninguém, e este culto é exclusivo de Ketu. Meu irmão, se o seu assunto é, de fato, este que eu citei, estou muito preocupado com as suas fontes de informação. Se você não se importar, gostaria que você me retornasse e dissesse se é isso mesmo, ou se você está falando de algum Orixá que eu realmente não conheça. Aguardo retorno. Axé, Tomeje.

      1. Bom dia sua bença em algum jogos falam que sou de ogum já e sendo que tenho uma forte relação com omulu que me ajuda muito e xango também por eu ter esse caminhos cogitaram eu ser de jagun entao eu gostaria de saber se eu realmente for de jagun se esse orixá se inicia na angola … Ou só no keto ou jeje desde já agradeço

        1. Rodrigo, sinceramente, suas questões estão muito confusas, como eu te disse antes fico muito preocupado com as fontes que você tem recebido informação. Você é abian, você deve procurar uma Casa na qual se sinta bem, pois esta questão da possibilidade de um determinado Orixá (Ketu), Inkisse (Angola) ou Vodun (Jeje), poder ou não poder ser feito nesse ou naquele segmento, isso é apenas detalhe e será resolvido na Casa em que você for se iniciar, portanto, não se preocupe e nem queira mais saber desses assuntos. Dedique-se a encontrar uma Casa séria e honesta onde você se sinta bem. Axé, Tomeje.

          1. Obrigado eu estou começando a me cuida em uma angola mais fiquei 4 anos como abian em um barracão de jeje e eu vi coisas um pouco assustadoras não da pra falar muito por aqui se não vou escrever um livro rsrsrs mais depois do que eu vi nesse barracão acabei me assustando em qualquer pessoa acabar me raspando e acabar sendo um desastre

          2. Rodrigo, me perdoe a sinceridade, não estou querendo ser grosso ou ofensivo ou te diminuir, ok? Mas com que parâmetros vc pode dizer que viu “coisas assustadoras”? Lembre-se que falo aqui somente da questão litúrgica, ok? Se for no sentido litúrgico eu acho complicado vc falar isso por que vc tem pouco tempo de convívio na religião. Se vc estiver falando do tratamento dispensado aos filhos ou sobre outras questões que não sejam litúrgicas é outro assunto. Se vc quiser podemos conversar sobre isso. Não acho que vc deve sentir medo da religião, deve, sim, ser esclarecido e estudar e frequentar lugares sérios e comprometidos com a religião. Axé, Tomeje.

          3. Aconteceu coisas como tiros em cima do barracão teve uma vez que tinha um yao recolhido e tinha pessoas no barracão eu nao sei como uma irmã de bara virou no barracão e todos ficaram ao redor do santo depois que o santo foi embora demos conta que alguém entrou no barracão destruiu o quarto de baba egun colocaram o assentamento dele de cabeça pra baixo no meio da rua e sumiram com uma yansa que ficava assentada dentro do quarto de egun e na porta da casa de exu catiço mataram um ganso degolado e penduram o ganso na porta de exu como se fosse a imagem de Cristo na cruz com as asas aberta esse ganso ficava dentro do barracão teve uma saída de sogbo um rapaz incorporado com Yemanja a santa passou por cima do Ari Axe da casa estourou o Ari Axe que fica no salão e automaticamente cortou o pé do cavalo e a santa mesmo assim continuou dançando mais ensanguentando o salão todo e sem falar que ayzan um vodum que sei que e um ancestral ela caiu do nada ela ficava assentada numa árvore s tem outras várias coisas estranhas que aconteceu

          4. Rodrigo, como eu te expliquei na minha resposta anterior, eu fiz uma diferença entre assunto litúrgico e assunto profano. Tudo o que você está citando é assunto não litúrgico. Tenha certeza que falta a essa Casa liderança e comportamento adequado diante da comunidade e das demais Casas de Candomblé. Digo isto porque tudo o que você falou deixa claro que quem fez sabia o que estava fazendo, não foram ataques de preconceito religioso. Busque então uma nova Casa e seja feliz. Axé, Tomeje.

  19. Olá boa noite!
    Bênção Pai.
    Sou recém iniciado do candomble feito do Omolu.Tenho dúvidas em relação a qualidade do meu pai é um Omolu que come com Oxumare. O meu delegum é vermelho rajado de preto.Gostaria de saber diante desses aspectos qual seria a qualidade do meu Pai.Obrigado desde já.

    1. Lucas, bem-vindo ao blog. A primeira coisa que eu te direi é que você vir à internet buscar informações desse tipo não é a melhor opção, pois você corre o risco de encontrar informações desencontradas e inverídicas sobre a religião. Outra coisa, isso também acaba sendo um desrespeito com a Casa que você frequenta e, principalmente, com o(a) babá/Yá que te iniciou. Lucas, o conselho que eu te dou é: se você tem dúvidas desse tipo, o melhor é que você busque essas informações com o seu próprio zelador/zeladora. Não nos entenda mal, mas precisamos ter muito cuidado com o que falamos para todos vocês que vêm até aqui buscar ajuda. Volte sempre. Axé, Cátia.

    1. Luciano, seja bem-vindo. Os relatos históricos indicam que Omolu/Obaluayê (entre eles, Jagun) é uma divindade dahometana do antigo reino do Dahome, portanto, em sua origem, é uma divindade jeje que foi incluído no panteão dos Orixás. Kafunge é uma divindade banto, entre essas divindades, Jagun e Kafunge, além da distância territorial há uma grande diferença cultural, portanto, não há relação entre eles. Espero ter ajudado. Axé, Tomeje.

  20. ola, boa tarde!
    sera q o senhor poderia me esclarecer uma duvida?
    o q faz um ogã guardião de fundamentos?
    tenha uma excelente tarde!

    1. Gleidson seja bem vindo. Que eu conheça, não existe este cargo em candomblé. Mas todo Ogan é um guardião dos fundamentos de uma Casa de Axé, afinal é uma função sacerdotal (Ogan) de grande importância e grande respeito. Porém precisa ser muito bem instruído para exercer sua função com sabedoria e dignidade, ok? Procure saber se quem te falou isso, é realmente alguém que vai te dar estes ensinamentos que mencionei aqui, ok??? Axé, e vamos conversar mais? Axé, Tomeje.

    1. Adriano, seja bem vindo. Sobre isso, eu costumo dizer que: “Quem determina a melhor combinação para cada cabeça é Olodumare”. Se Ele determinar que na sua cabeça o melhor é Yemonjá com “Papai Noel” (rsrsrsr), o sacerdote deve respeitar e ponto final. Hoje tenho assistido um monte de receitas de bolo inventadas por quem não sabe bem o que faz. Portanto, pode sim, Yemonjá pode vir acompanhada de quem Ela desejar. Veja que estou falando de Yemonjá e não de qualidades, porque aprendi que essa detalhe (qualidade) só visto com certeza na iniciação. Axé e felicidades. Tomeje.

    1. Llgc, seja bem vindo ao blog. Que eu conheça não existe. As contas em geral são: Branco rajado de preto, vermelho, preto e branco ou preto rajado de branco. Axé, Tomeje

    1. Getúlio, seja bem vindo. Obaluaywe Jagum é antes de tudo um dos muitos Obaluaywe. Mais importante que saber os seus questionamentos é compreender o Orixa na sua plenitude. Omolu/Obaluaywe é originário de terras Jeje, vc sabia disso? Portanto, se levarmos o estudo a fundo, veremos que se trata de um Vodun e não de um Orixa. Meu irmão, suas questões podem parecem mt importantes neste momento para vc, mas te garanto, se vc se dedicar ao estudo do orixa, sem se envolver com a qualidade, vc vai aprender muito mais. E mais uma coisa, nunca tente informações via internet, este é um mundo que está cada vez mais perigoso pra informações de Orixas, são poucos que se dedicam a informar com seriedade e responsabilidade. Procure as informações sempre pessoalmente e com pessoas de sua inteira confiança. Espero ter ajudado. axé, Tomeje.

    1. Maria, seja bem vinda. a questão principal que difere Vodun de Orixa é CULTURA, talvez isso pareça que seja “pequeno”, mas imaginemos o seguinte: Uma lei formulada no Brasil pode ser aplicada nos países árabes? Se eu falar em portugues eu serei compreendido pelos japoneses? Aqui no Brasil nós aceitamos como normal o uso de roupas curtas pelas mulheres, nos países árabes isso é proibido. Será que nós estamos errado e eles estão certos? As respostas para estas tres perguntas é a mesma. Não! O mesmo se aplica pra orixa e Voduns, a questão é a manutenção de cada cultura. Hoje estamos vendo uma misturada, uma falta de respeito a cada tradição e cada cultura. Maria, podemos até dizer que há, sim, certas similaridades entre Orixas e Vodun, mas na base histórica Eles são Divindades independentes. Deu pra entender? Axé, Tomeje.

  21. Ola Bom Dia,

    achei bem interessante seu blog, bem amplo em informaçoes sobre os Orixas..

    Tomeji queria saber se existe uma qualidade de Oya Chamada Fakarebó, que é uma das 9 igbale…
    se existe queria saber mais sobre ela, que orixas come com ela?

    1. Cherie seja bem vinda(o). Eu já houvi falar desta qualidade sim, o problema é que o que ouvi foi muito ruim. Segundo o meus mais velhos esse nome é uma invenção. Eu aprendi que devemos respeitar a Casa e as tradições de cada Casa, mas neste caso, meu irmão, é bom que deixemos claro. Este nome não é reconhecido em nenhuma das Grande Casas de tradição, sinto muito que tenham te dito isso. Além de tudo isso existe um outro assunto mais sério. Qualidade de orixa só é vista num jogo específico que é feito durante ou pouco antes da iniciação da pessoa. Portanto, se vc é feito, vc foi feito duma qualidade que não existe. Se vc não é feito, alguém foi imprudente em te falar de qualidades de orixas. Irmão, preste bem atenção nisso que vou te dizer. Antes de vc saber qualquer coisa sobre qualidade é mais importante que vc saiba tudo sobre o Orixa Oyá, qualidade será detalhe apenas. Vamos conversar mais? Asé, Tomeje

      1. Essa qualidade foi que me falaram e esta cheia na internet ja vi muito, mais nem tudo que esta na internet é verdadeiro. Sou feito sim tenho um ano de santo. feito na nação ketu no ase Torodê, conhece? Fui iniciado pra Oya sim mais graças a Deus nao foi pra essa tal qualidade que te perguntei.. Baba falou que sou de Oya igblae. segundo ele sou ori-meji.. Oya e Yemonja com Obaluae… sai com dois keles. no jogo sempre deu oya.. mais ai no dia exato que fui raspar no jogo deu que yemonja queria comer na minha cabeça.. confesso que fiquei com medo de tudo isso ai sai com dois keles.. um de Oya e outro de Yemoja. Tomeje confesso que estou cheio de duvidas. depois disso meu pai não explicou mais nada sobre essas qualidades sabe.. tenho muitas duvidas.. o que voce pode me falar sobre isso que lhe falei Baba? essa é minha realidade. o Sr tem algum contato queria conversar mais com o senhor, acredito que podes me esclarecer muita coisa.

        1. Cherie, vc tem razão, tem mesmo muita informação na net sobre esse nome fakarebó, o problema é que ao procurarmos saber quem colocou a informação nos deparamos com pessoas pouco conhecedoras da religião, entende? Não conheço o Asé Torodê. Qual é a raiz deste asé? onde fica? Meu irmão eu só conheço como Ori meji as pessoas que tem por exemplo: Ogun já e Ogun meje, Osun Opara e Oxun Kare e assim por diante. Duas qualidades do mesmo orixa como primeiro e segundo orixa. Quando são dois orixas distintos eu, no meu asé, não reconheço como ori meji. Vc poderia ser de Oya e Yemonjá sem problemas. A questão é que tem muita gente confundindo as coisas meu irmaõ. Asé, Tomeje

  22. esse ase vem do Joãozinho da Gomeia que é meu tataravô. então se eu fosse feito na sua casa não seria ori-meji e simpoderia ser de oya e iemanja como adjunto, é isso?

    1. Cherie eu conheço bem o asé Gomea, tem muita gente se dizendo Gomea e que nunca passou nem perto da porta deste asé, seja na casa matriz em salvdor ou aqui no rio de janeiro em duque de caxias. A minha querida yá foi filha e foi raspada por ele. O meu asé é Oxumare Salvador. Sou filho de uma casa aqui no rio mas a minha matriz é salvador sim. Na nossa casa a compreensão do ori meji é essa que te falei sim. Mas se vc está feliz na sua casa, siga somente o que a casa define como correto, ok? Asé e felicidade sempre. Só pra esclarecer minha yá era de yemonjá com oyá. Tomeje

  23. Tomeji o pior é que nao estou feliz na minha casa. meu pai nao me orienta mais. em um ano não aprendi praticamente nada de candomble tipo o básico pra um yawo. e mais meu santo nao mandou ere nao viro mais de santo… to com caminhos fechados. .to com enfermidades… e estou muito mais perturbado… e eu quero verdadeiramente viver nossa religião que eu amo demais não sei o que fazer. Não quero jamais desistir do meu santo!!! oya falou que não mandava o ere e nem soltava o ila porque eu tinha feito algo de errado no preceito. o pior é que meu pai nem ligou não jogou nem nada.. Não procurou saber qual meu erro nem procurou chamar o santo pra saber. e assim Tomeji quero concertar meus erros só que nao sinto que é mais na minha casa.

    1. Cherie, eu acho bem esquisito isso de Oya falar ou insinuar que vc fez algo de errado e não dizer claramente o que vc fez, isso me deixa confuso. Foi dado a vc uma lista clara e objetiva sobre suas quizilas? Se não dito o que vc pode e que não pode fazer, como vc pode saber o que é errado? Cherie, não existe uma forma correta de aprender candomblé, isso leva tempo e é muito complexo. Mas existem realmente os aprendizados basicos, mas isso depende de vc e do pai ou mãe de santo disposto a te ensinar. Mas se o problema é o seu desconforto na casa, procure alguém de sua confiança e faça um jogo. visite outras casas e veja onde vc e seu orixa se sentem bem e felizes. Asé e boa sorte irmão. Tomeje

  24. Muito Obrigado Tomeji.. pela sua paciência e bondade em me responder. .. me tiras-tes muitas dúvidas. . vou fazer isso sim.. pois o que mais quero é cultuar meu Orisà. o ase opo afonja é o que segue as riscas as normas de se cultuar o Orisà ou tem mais outros ases?

    1. Cherie vc é de Salvador? Em Salvador existem outros ase tradicionais como por exemplo o Oxumare, o Pilão de Prata, o Opó Aganjú em Lauro de Freitas e outros. Procure sim, seja feliz meu irmão. Tomeje

  25. Boa tarde Tomeje!
    Costumo assistir giras e vejo que os Obaluayês quando incorporam vem curvados, dançando e cobertos com um véu. Vi um Omulú fazer uma cura, ele parecia ser muito velho mas não andava curvado, dava a impressão de que era muito alto e magro, seu corpo era rígido, andava vagarosamente e parecia ser muito pesado, tinha um véu que cobria-lhe o corpo e se apoiava com a mão direita num cajado de madeira enquanto que a mão esquerda seus dedos estavam dobrados como garras e com essa mão ele parecia sugar a doença do consulente. Em três dias o doente recuperou a saúde. O médium assim incorporado não era velho. Voce saberia me dizer que Omulú é esse???
    um abraço,

    1. Nicinha, seja bem vinda. Existe uma grande diferença entre Omolu no candomblé e na umbanda, pelo seu relato eu penso que seja umbanda que vc frequenta. Eu não conheço o suficiente de umbanda para te ajudar, infelizmente. Asé, Tomeje.

  26. Bom dia, eu gostaria de saber o Omolun que come junto com Osun ijimu, já me falaram que tem o Omolun da vida e o da morte e eu gostaria qual é o que come com a Osun sendo-se que deduzo que seja Azauane ou Ajunsun poderia me falar um pouco mais sobre a qualidade de Omolun que vem a Osun e a qualidade também por favor!

    Motumba e bença mais velho.

    1. Christina, seja bem vinda. Vamos por partes. Em primeiro lugar quero deixar bem claro que quem te deu a informação sobre Omolu da vida e da morte NÃO SABE NADA DA NOSSA RELIGIÃO. Outro ponto importante, e quero que vc não me entenda errado é o seguinte. Vc está escrevendo Omlun, quando na verdade é Omolu. Isso pode parecer besteira, mas se não te ensinaram nem mesmo o nome correto do orixa, como vc pode aprender qualquer outra coisa, certo? Não estou sendo grosso contigo, ok? Mas é preciso que vc aprenda com alguém que conheça religião. tá? Outro ponto importante e agora sim respondendo sua pergunta. Não existe uma única qualidade de Omolu que possa comer com Oxun, todo e qualquer Omolu pode vir acompanhado de Oxun. Agora defendendo o meu comentário inicial. Eu sempre repito o seguinte. O importante é saber sobre o Orixa e nunca começar pela qualidade. Qualidade é detalhe, é brinde, não importa tanto no início do aprendizado. Te proponho um desafio. Vc sabe me dizer se Omolu é Orixa ou Vodun???? De que região da áfrica vem esta divindade????? Se vc pesquisar isso vc conhecer muito de Omolu. Asé e felicidades. Tomeje

  27. Ola Tomeje queria que o senhor falasse um pouco sobre a personalidade das pessoas que tem Ossa como seu Odu. e a diferença quando esse Odu cai em Yemoja e Oya já que esses dois orixás respondem nesse Odu.

    1. Chérie, eu não sou apto a falar de Odu, este assunto é restrito aos Babalawos. Não me arrisco em falar do que não domino, desculpe. Talvez no blog ocandomble.wordpress vc consiga ajuda com o “da ilha”, ele Babalawo. Ase e felicidades. Baba Tomeje.

  28. Bem vi em seus comentarios e tbm me falaram que so de Sassarem. Me explicaram que esse Omolu fica junto com Oxala . ele é o Homem das palhas branca. Me jogo foi feito na nação Jeje Mahi. Nao encontrei mt sobre ele . Abraços.

    1. Gabriel, seja bem vindo ao blog. Eu nunca li nem ouvi falar deste nome. Acabei de procurar nos livros que tenho acesso e também não achei nada. Isso não significa que quem te disse isso esteja inventando. Mas…… é estranho que não esteja escrito em nenhuma lista séria de pesquisadores renomados. Asé e felicidades, Baba Tomeje.

  29. Boa noite! kolefe.
    gostaria de saber se tem conhecimento do Omolu que carregas Banco, Amarelo e Preto em seu fio de contas e se não me engano veste branco… caso saiba gostaria de saber um pouco mais sobre ele.

    Agradeço desde já! ase

    1. Rodrigo seja bem vindo. O que eu conheço é Omolu/Obaluaye que suas contas são rajadas de branco com preto, ou preto com branco. Não conheço estas cores como sendo deste orixa. O Omolu/Obaluaye que usa branco é Jagun.
      Mas como eu sempre falo, o importante não é saber cores ou nomes. O importante mesmo é conhecer o Orixa. Neste caso (omolu/obaluaye) um Vodun. Asé e felicidades, Baba Tomeje.

    1. Nanny seja bem vinda. Esse assunto de banhos e suas finalidades é muito complexo. Um mesmo banho pode ter função diferente, por exemplo, no Candomblé Angola e no Ketu ou na Umbanda. O banho deve sempre ser receitado por alguém que entenda do uso das folhas e que saiba exatamente qual necessidade tem a pessoa para qual ele está receitando o banho. Por isso eu prefiro não opinar nestes assuntos. Mas se confia na pessoa, se o banho foi receitado por um jogo, por seu pai/mãe de santo ou por um guia, faça o banho e tenha fé na resolução do problema que vc está passando. Axé e felicidades. Baba Tomeje

  30. Motumba , venho da umbamda onde fiquei por 17 anos e a1 ano fui para o candomblé e fiz santo ,por alguns fatores que ocorreram eu decidi que não quero fivar com o pai de santo que me raspou ,inclusive em duas ocasiões ele tentou chamar Omulu na minha cabeça e o Orixá não “respondeu” foi preciso o pai Ogã e minha mãe pequena intervirem e chamar o Orixá que de imediato veioLevei o caso ao meu avô de santo , ele me ouviu mas acredita que talvez seja um pouco de “implicancia ou impressão” de minha parte ,Mas eu sinto que meu orixás e meus Exús não correspondem quando este pai de santo tenta chamar na minha cabeça e tenho um sentimento talvez inexplicavel para alguns que é desejo do meu Orixa que eu mude de pai de santo . O senhor acredita que esta possibilidade de eu querer trocar possa ser um desejo vindo dos meus Orixás ?

    1. Vicente seja bem vindo. Orixa TEM QUE TER UMA PALAVRA SÓ, tem que ter respeito e caráter forte. Orixa não é uma criança que muda de opinião. Se foi o seu orixa que escolheu a Casa, também escolheu o Pai de Santo, que deve ser respeitado acima de qualquer coisa. Se quando vc foi raspado o seu Orixa veio, por que agora o seu Orixa não quer respeitar o sacerdote??????? ISSO NÃO EXISTE. Se o seu Orixa não quisesse a mão do sacerdote o Orixa não teria se manifestado e autorizado a sua iniciação.
      Vc nunca deveria ter levado o assunto ao seu avô de santo, isso é errado e te coloca numa situação delicada dentro da Casa e diante do seu sacerdote.
      Por que vc foi para o candomblé? Talvez vc é que esteja confundindo as coisas. Muita gente que chega da umbanda e que viveu muito tempo na umbanda, como vc viveu, tem muita dificuldade de aceitar a hierarquia, os costumes e a forma como candomblé funciona. Mas se o Orixa aceita isso tudo vc deve se perguntar se o problema está no sacerdote ou em vc.
      Vamos conversar mais. Axe e felicidades, Baba Tomeje

    1. Boa tarde Ana Carolina. Seja sempre bem vinda ao blog.
      Não entendi muito bem sua pergunta, mas vou tentar ajudar. Eu não conheço uma Oxum que tenha ligação litúrgica com Obaluaie. Estou pensando que podem ter te dito que sua Oxum “come com” Obaluaie, que eu chamo de ligação litúrgica entende?
      Por exemplo. Ogunjá e Oxaguian tem ligação litúrgica. Oya Onira e Oxume Opará tem ligação.
      Mas como eu disse, se é disso que você está falando na sua pergunta. Eu desconheço e nunca ouvi falar.
      Oxum pode ter como juntó ( segundo orixá) qualquer um orixá, incluindo Obaluaie.
      Espero ter ajudado. Axé e felicidades sempre, Babá Tomeje.

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