Qualidades do Orixá Sango.

Qualidades do Orixá Sango.
Suas cores são o vermelho e branco em alguns candomblés e o marrom (terra cota) e branco em outros candomblés.
Sua saudação é: Kawó kabiyèsílé! – Venham ver o Rei descer sobre a terra!
Em sua dança, o alujá, Xangô brande orgulhosamente seu oxé e assim que a cadência se acelera, ele faz um gesto de quem vai pegar num labá (sua bolsa) imaginário, as pedras de raio, e lançá-las sobre a terra.

QUALIDADES1) Dadá
2) Afonjá
3) Lubé
4) Ogodo
5) Koso
6) Jakuta
7) Aganju
8) Baru
9) Oloroke
10) Airá Intile
11) Airá Igbonam
12) Airá Mofe ou Adjaos

Alguns constam ainda Oranian, que seria seu pai; Dadá seu irmão, Aganju um dos seus sucessores, Ogodo que segura dois oxés, sendo o seu èdùn àrà composto de dois gumes e é originário de tapá; Os Airá seriam muito velhos, sempre vestidos de branco e usando segi (contas azuis) em lugar dos corais vermelhos, e seriam originários da região de Savê.

É bom destacar que em cada Casa de Axé a lista das “qualidades” dos Orixás pode sofrer mudanças devido a sua raíz ou interpretação pessoal deste assunto, sendo então crescentadas algumas qualidades e podendo ser retiradas outras “qualidades”. Há inclusive Casas de Axé que não reconhecem “qualidades de Orixas”. Por tanto esta nossa lista é  uma amostragem genérica dos diversos nomes que são adotados em diversas Casas de Axé, e não visa normatizar ou impor que somente estes nomes estão corretos. Vale o que é feito em cada Axé. Tomeje.

Fale Conosco