Quando Oxun conheceu Ogum.

Dizem os mais velhos que quando Oxum encontrou Erinlé na mata a paixão foi tão grande a avassaladora que Oxum ficou por uns instantes cega. A coisa foi tão forte que Oxum abriu mão de seu costumeiro orgulho e resolveu lutar pelo amor de Erinlé.

Acontece que Erinlé sempre foi um homem do mato, quieto, duro e desconfiado. Erinlé não confiava em nada que ele já não conhecesse e também não costumava aceitar nenhuma novidade. Costumava viver na segurança daquele que apenas vive para si mesmo. Um baita de um narcisista, mesmo.

Percebendo isso, Oxum entendeu que a única forma de conquistar o amor daquele homem era fazendo o máximo possível para parecer com ele mesmo. Oxum, dedicada e talentosa, fez isso nos mínimos detalhes e quando Erinlé a viu, o resultado foi imediato: ele não conseguia desgrudar os olhos daquela belíssima imagem de si mesmo estampada em Oxum. Cada forma, cada movimento, cada mínimo sinal era idêntico a ele mesmo.

Oxum e Erinlé se embrenharam na selva da paixão e logo Oxum estava grávida. Muito felizes, foram tomar banho de rio, e foi aí que as águas revelaram que Oxum tinha uma outra essência, diferente daquela aparência que mostrava para Erinlé.

Indignado com o que via, Erinlé partiu para a mata escura sem olhar para trás e sem nunca mais ser visto novamente. Seu orgulho era grande demais para aceitar tal situação. Não se sabe ao certo se sua indignação se deve ao fato de ter sido enganado por uma mulher ou se era porque não se via mais em Oxum. O que se sabe é que de fato Erinlé não tinha grandes habilidades para lidar com nada e ninguém que não fosse ele mesmo.

Oxum, grávida de Logun Ede e agora sozinha, chorou rios de tristeza e arrependimento. Creio que ela pensasse um dia Erinlé poderia amá-la pelo que era e não por uma performance. Ou talvez que esperasse que Erinlé considerasse a falseta devido à gravidez. Em ambos os casos estava profundamente equivocada.

Continua amanhã…

Como eu dizia ontem… Oxum, grávida de Logun Ede e agora sozinha, chorou rios de tristeza e arrependimento. Creio que ela pensasse um dia Erinlé poderia amá-la pelo que era e não por uma performance. Ou talvez que esperasse que Erinlé considerasse a falseta devido à gravidez. Em ambos os casos estava profundamente equivocada.

Nesta época Oxum já havia se tornado uma grande caçadora e sustentava satisfatoriamente sua casa e cuidava de sua gestação, porém, as coisas pesavam demais para essa mulher, em especial seu coração amargurado. Foi então que Oxum conheceu Ogum Wari. De uma linhagem de agricultores, guerreiros e ferreiros, Wari era um homem diferente. Embora fosse tão protetor quanto seu clã e dominasse todas as habilidades da agricultura e da guerra, Wari não se dedicava a estas atividades: antes, era um brilhante ourives. Sim, Wari passava seus dias construindo jóias, adornos e obras de arte com pedras e metais. Wari se apaixonou por Oxum e a acolheu tanto em sua casa quanto em sua vida e seu coração.

Com Wari, Oxum pôde, enfim, descansar, relaxar, e exercer seu lado mais doce, mais meigo e mais sereno. Oxum foi mimada e adornada por Wari com as mais finas joias e também com adagas, escudos, braceletes e outras ferramentas de guerra. Oxum nunca deixou de ser uma guerreira e uma caçadora, porém, com Wari ela podia descansar as armas e ser mais que isso.
O perfume Ogum foi feito pensando nesta história, neste homem e nesta mulher.

Se você é homem, eu desejo que você relembre junto com Ogum Wari como pode ser bom ser um homem digno, acolhedor, carinhoso e compreensivo sem perder sua coragem e sua honra. Sem perder sua capacidade de lutar e defender a si e seu clã.

Se você é mulher, eu desejo que você encontre oportunidade para não apenas lutar o tempo todo.
Que você possa descansar.
Que você possa relaxar.
Que você tenha tempo e alegria para ser mimada e que você tenha o direito de ser quem é e ser amada por isso.
Que você tenha a oportunidade de ser dengosa e carinhosa.
Que você receba todo o carinho que merece e que seja muito muito feliz.

Funmilayo Cuidados Naturais: como carinho de mãe.

@funmilayo.cuidados

Funmilayo.cuidados @gmail.com

Fale Conosco