Religiosos de umbanda e candomblé se reúnem com autoridades em Brasília, 10/06/2014

Religiosos de umbanda e candomblé se reúnem com autoridades em Brasília

Clarissa Monteagudo

Tamanho do texto A A A

A polêmica sobre a decisão do juiz da 17ª Vara de Fazenda Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo, acendeu sinal vermelho para sacerdotes das religiões de matriz africana. Nesta terça-feira, representantes da umbanda e do candomblé vão tomar a Praça dos Três Poderes, às 10h, para chamar a atenção de autoridades no protesto “Povo de santo ocupa Brasília”.

Em maio, o magistrado escreveu em uma sentença que umbanda e candomblé não eram religiões. Ele se corrigiu, mas os vídeos que insultam a fé nas religiões com origens africanas continuam na rede. Segundo os manifestantes, “o Estado brasileiro tem violado sistematicamente o direito de crença e liberdade das minorias religiosas e não tem cumprido os tratados internacionais que garantem proteção a direitos fundamentais dos religiosos de matriz afro”. Eles esperam reunir duas mil pessoas.

— Os casos de intolerância não são enquadrados dentro do que diz a lei, mas como agressão e injúria. Outras religiões recebem concessões de rádio e TV. A gente quer resgatar nossa dignidade como religiosos — questiona Marco Xavier, presidente do Movimento Umbanda do Amanhã (Muda).

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/religiosos-de-umbanda-candomble-se-reunem-com-autoridades-em-brasilia-12784910.html#ixzz34G40V0JA

Fale Conosco