Instituto Onikoja

 

SOMOS INDEPENDENTES?*
_*Um MANIFESTO sobre liberdade e independência*._

Dia 07 de setembro é o dia “escolhido” como o marco de comemoração da Independência que mudou (ou mudaria) a administração política das terras brasileiras.

_A independência política, a independência cultural e a independência econômica não caminharam juntas no Brasil._

Hoje, dia 08 de setembro de 2021, estamos refletindo.

Somos independentes? Ou a quem e a que ainda estamos submetidos?

A questão é que lidamos com humanos e suas humanidades. Com as estruturas sociais e pessoais em que cada um de nós está inserido e se moldou.

Muitos de nós, quando estamos no poder ao invés de “fazer a diferença”, FAZEMOS DIFERENTE do discurso público, as vezes fazemos o oposto ao ideal que dizíamos abraçar.

Por quê? Invigilância, desvio de caráter ou alguém que “pode mais” nos obrigou a delinquir?

Nós, por aqui, como comunidade de terreiro e instituição do terceiro setor, encaramos a independência do Ser, do País e da Nação como um processo contínuo.

A luta tem que ser pela mantença da democracia, por justiça. Sendo importante ressaltar que nem sempre legalidade e justiça caminham juntas.

_*Para sermos verdadeiramente ativistas de uma causa precisamos estar para além dos discursos e closes em redes sociais.*

*É PRECISO AÇÃO!*

_Estamos atentos aos nossos próximos mais próximos, ao nosso entorno, a comunidade em que estamos inseridos, aos nossos pares? O que estamos fazendo por nós e pelos nossos?_

Precisamos nos REUNIR PARA UNIR, buscando as similaridades de interesses e propósitos, para que tenhamos mais força.

Para sermos independentes, temos que ser livres!!!!

Nós por nós!

_*Humbono Rogério de Olissa*_

#ubuntu
#nósposnós
#somosdeaxe
#somosresistencia
#sepetiba

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=216125217229455&id=100064959340636

Respostas de 2

  1. Boa tarde, gostei do texto! A desigualdade é um sinônimo de opressão que não podemos ficar de mão cruzadas vendo essas barbáries acontecer. Estou gostando muito do conteúdo da proposta do blog.

    1. Denise, nós somos descendentes do axé Oxumare Salvador e eu tenho um orgulho imenso de se-lo. Uma Casa que, assim como tantas outras, está sempre atenta ao seu papel de defesa dos valores da nossa religião. Também sou muito agradecido por compartilhar Amizades como a do Pai Rogério de Lisa, autor desse texto e, presidente do Instituto Onikoja, que há muito tempo vem desenvolvendo um trabalho importante para nossa religião. Como você disse, não podemos ficar de braços cruzados. Vamos juntos. Axé e felicidades sempre, babá Tomeje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *