O programa e o blog Ori se solidarizam com os familiares das vítimas deste lamentável incêndio que vitimou centenas de jovens no município de Santa Maria – RS.

Pedimos a todos os religiosos que se unam em grande corrente orações para dar conforto espiritual a estas famílias neste momento tão difícil.

Sugerimos que hoje, dia 28/01 às 18:00 h, doemos ao menos um minuto de nossas orações para estas pessoas. Vamos pedir que os nossos Orixas/Inkises/Voduns  confortem e deem serenidade e paz a estes familiares que  estão sofrendo a dor destas perdas.

Com pesar. Programa e blog Ori

Respostas de 25

  1. amigo tomeje
    sempre gostei de fazer consultas com os orixás , não sou iniciado nem em umbanda e nem em candomblé so tenho fé.
    em certa ocasião, fui a um centro de umbanda para conversar com uma entidade ,um preto velho para tomar um passe e ser rezado ,ser energizado por esta entidade .estava com sinusite e relatei para ele pedindo ajuda .ele me aconselhou a usar um medicamento chamado berotec ,dizendo-me o seguinte; faça inalações com isso e vá a uma loja de produtos naturais e use eucalipto.
    fiquei na duvida pois eu queria uma entidade e não um clinico geral.
    aborrecido com este fato nunca mais voltei aquele terreiro.
    pergunto a você´se está certo um vovo de umbanda ter este tipo de evolução?

    1. Cloves boa tarde. Eu sou do tempo que entidade era só entidade, seus nomes eram simples, seus pontos eram simples, suas roupas eram simples e sua sabedoria enorme, e tomemos por sabedoria a humildade que normalmente tem os pretos velhos em ouvir, ouvir, ouvir e no final da “conversa” (monólogo) dar umas baforadas de cachimbo na frente e nas costas da pessoa, pegar em suas mãos e olhar no fundo dos olhos daquela pessoa e simplesmente falar. “Fique calmo meu filho, tudo vai ficar bem”. Muitas vezes as pessoas precisam ouvir, precisam de “colo” e de conforto espiritual, que pode curar até mesmo uma sinusite. Já vi pretos e pretas velhas indicando diversas receitas para diversos males, inclusive sinusite, mas nunca nenhum deles receitou um medicamento, no máximo Eles indicavam que a pessoa procurasse o médico.
      Mas agora vamos ao outro lado da moeda. Clóvis, vc dedicou suas rezas de ontem ou de hoje aos necessitados, como este post pediu? Não me leve a mau meu irmão, mas na maioria das vezes procuramos a cura para nossos males em estalar de dedos ou em rezas “mágicas” e baratas, mas nos esquecemos de nos doar a quem nos pede um pouco de atenção. E isso meu irmão, foi o que eu mais aprendi com um preto velho chamado Pai Germano Africano, espero não ter de ofendido, Axé, Tomeje.

  2. Tomeje,é por isso que eu sou ori,sou cabeça,pois todos vocês do programa nos respondem de maneira muito elegante sem criticar ninguém ,estão de parabéns,só que para uma pessoa que não tem o conhecimento que vocês tem fica DIFICIL aceitar certas atitudes de pessoas vaidosas que se dizem médiuns de uma religião tao séria e bonita como é a umbanda e o candomblé, pois nas minhas andanças por alguns terreiros do RJ eu já vi muita coisa engraçada. Já vi Zé Pilinta pedindo para colocar no aparelho de som o CD de Bezerra da Silva, tomando Skol na tulipa e tentando conquistar as mulheres presentes no centro, já vi Pombogira atendendo o telefone celular, em resumo já vi muito

    como dizem,nao está na religião,mas sim nos religiosos. AXE.

    1. Cloves obrigado pelo carinho e pela audiencia meu irmão. A nossa religião tem uma deficiencia enorme na formação dos nossos adeptos. Há um véu, ou melhor uma mascara chamada “oralidade” que serve para encobrir tudo, desde a faltade conhecimento do zelador até a falta de competencia em administrar uma Casa de Axé e ser de fato um espelho para seus filhos. Não temos um livro sagrado que indique como se faz isso ou aquilo, cada um faz de uma maneira diferente, incluindo ritos que deveriam ser ao menos parecidos, vemos diefrenças gritantes, tudo isso isso sob o veu da oralidade, a famosa frase “foi assim que eu aprendi” é uma praga.
      Deveríamos ter mais zeladores comprometidos com a transmissão do conhecimento e a manutenção da religião para as gerações do que preocupados com o seu ganha pão. Temos assistido uma verdadeira exibição de absurdos, não duvido de nada do que vc relatou, eu mesmo já vi “malandros” com atitudes prá lá de estranhas. Me parece que há uma fábrica de modismos. E como isso se alastra rápido e sem controle, as megas festas, os butecos dos Zés, os quintais dos malandros, as recepções das pombagiras, os candomblés pegação. Tudo reflexo de um desontrole hierarquico e uma desenfreada vontade de ser o melhor e mais importante “do momento”, zelador sensação do ano, como se isso fosse um premio ou um título.
      Mas por outro lado, temos diversas Casas de Axé que mantem a tradição e primam pelos bons costumes, eu encontrei diversas destas boas Casas e me refugio nelas meu irmão, é minha forma de manter a sanidade religiosa. Grato e obrigado por permitir que assim eu me desabafe.. Axé, Tomeje.

  3. oi meu pai tomeje mutumba e muito axe.pai parabens por tudo e muito obrigado a todos da nossa amada e querida ori de pai marcio de jagun. eu nao perco nada tamto da radio programa blog em fim como o pai sabe sou uma iyao do candomble e com todos os presseitos e fundamentos fiz dei as mimhas obrigasoes e fundamentos com vinte e seis anos ou vinte e sete nao estou lembrada me desculpe ago e ja estou com cimquenta anos de idade e moro no japan a vinte e um vim e numca mais dei nem um axe no ori ou ao meu santo ja passei por muitas coisas mais sempre com fe e esperancas no santo nos orixas .pai ja esta fazemdo umas duas semanas que me levaram para comheser um casa de umbanda aqui no japao tem muitas so que eu nao viro no meu santo de meu ori virei recebi os meus exu que e o casal ne pai antes veio outro orixa mais estes nao fala e nem se comunicavao e muito estramho ne .meu pai tomege ago mais la depois no fim de tudo a dona veio comversa comigo e me chamou me dizendo que eu timha e temho que me desenvouver voltar mais vezes por que tem que doutrinar os meus orixas e em uma desta vezeu fui chamada a atemcao nao diretamente mais serviu pra mim pois falou que ali espirutos vem para se comunicar com as pessoas e cossutalas tambem tem que dar passes meu pai tomege me de uma resposta eu estou muito agradecida por ter emcontrado o programa de voces da radio ori amo fico muito grata com a atemcao do de todos respostas que faco no respondemdo aos ouvintes a meu pai foi o axe que os nossos orixas me deu amostrar por no meu camimho a radio e programa ori do pai marcio de jagun e todos . mais como estou muito longe e eu sou e sempre serei dos axe do candomble sera que eu ou nos que somos feitos com fundamentos e preceitos devo ou devemos quando nao temos um baba/iyalorixa que nos de os axe que precisamos no meu caso o meu babalo gofo e eu ja estava aqui no japan.japao .e nao sabia quando soube fiquei perdida e coloquei o pouco axe que eu timha trazido no mar ago eram as mimhas fotos de saida do meu santo e a foto do meu pai ago o que eu fiz de errado nao fiz o certo e devo continuar a ir neste lugar ate o meu o meu santo ja uma vez me dero outro no meu ori nunca amo todos e seria ou serei filha do orixa do santo que me escolher mais ja temho sou de oxum e obaluae ago e confio temho a certeza que quem comfimou o meu santo e me raspou foi ago foi iyasan e oxum apara.nao se faz santo tudo novamente ne meu pai tomege ogum he a sua bensca mutumba e um forte e grande abracos da nilza kawakami daqui do japao amo o meu brasil e que deus olorum conforte a todos desta tristeza de santa maria doi em todos nos em nossos coracao ………………..sei que esta sendo muito dificio para todos mais olorumare olodum sabe e esta vendo ele sabe tudo assim como os nossos orixas axe ase .

    1. Nilza obrigado pelas visitas e pela audiencia. O Marcio em breve vai responder seus questionamentos, com certeza, por favor, aguarde. Axé, Tomeje.

  4. Nilza,

    É para nós uma alegria muito grande saber que nosso programa pode servir como elo de união entre todos nós candomblecistas, mesmo tão distantes fisicamente (nós aqui no Brasil e você aí no Japão).

    Quanto ao ocorrido na Casa de Umbanda que você visitou aí no Japão, entendo pertinentes algumas ponderações.

    1º – considerando que você já é iniciada no Candomblé para o Orixá Obaluayiê, não vejo necessidade nem coerência de ser realizado um “desenvolvimento” para que outros Orixás de manifestem em você. Vale dizer que o ritual de iniciação torna nosso corpo um altar vivo do nosso Orixá. Esse altar não é receptáculo de outras divivindades, mas apenas do nosso Orixá principal e eventualmente do ajuntó;

    2º – Entidades como Exus e Pomba Giras podem ser cultuadas por iniciados no Candomblé. Contudo, sugiro que vc não deixe de tratar dos seus Orixás e do seu Orí em detrimento delas.

    Um grande abraço e muito AXÉ!

    Márcio de Jagun

  5. Caro amigo Tomeje,fiquei muito feliz por estar acessando o seu blog,pois através dele posso tirar várias dúvidas que sempre passaram pela minha cabeça e eu não tinha a quem recorrer, mas agora eu sei para onde vou. A partir de agora é tudo contigo,eu vou te perturbar muito
    como já relatei para vc, eu sempre gostei de frequentar as casas de Axé e nunca havia acontecido nada comigo.Disse a uma zeladoa que eu não incorporava nada.Aliado ao meu desconhecimento ,eu disse que deveria ser Oga,pois sei que Oga não vira no Santo.
    Ocorre que à noite, nesta casa,houve uma gira de umbanda e eu lá estava e esta zeladora,incorporada com Maria Molambo mandou-me ficar de pé sobre um tridente que a entidade fez com pólvora.TOMEJE, eu não consegui sair dali,pois a minhas pernas tremiam muito e o Exu Tranca Ruas das Almas que estava incorporado em outro médium da casa foi embora no momento em que ele segurou na minha mao.
    A explicação que eu recebi desta zeladora ,que é uma pessoa séria, foi a seguinte:
    –Você tem que fazer uma obrigação para Tranca Ruas, pois ele está pedindo e você deve frequentar uma casa para fazer desenvolvimento do seu Santo.Tudo isso ela disse depois de fazer consulta aos búzios.
    De lá para cá, sempre que eu vou a uma gira de umbanda eu sinto fortes arrepios e só. isso não acontece quando eu vou ao Candomble ,já me disseram que o meu santo não é de nação e sim de umbanda.Tomeje eu gostaria que você me desse uma orientação,pois eu não sei o que está acontecendo comigo.
    Muito obrigado e um grande Axé.

    1. Cloves, como vc também já dve ter percebido eu sou muito chato para certos assuntos, principalmente oque diz respeito a manutenção da tradição nos diversos segmentos de religiosidade afro. Com todo respeito que devo ter a esta senhora que é um Mãe de Santo, mas me espanta alguémque se diz de Umbanda se utilizar de jogo de búzios, o meu espanto é porqu eos búzios fazem parte de uma outra cultura (candomblé) e deveria se manter assim. Na Umbanda existem os Guias e outros meios de consulta oracular, quando se mistura nestes mecanismos o jogo de búzios isso deixar claro que existe uma mistura, e eu em particular acho que devemos manter as coisas de cultura separadas. Sei que existem milhares de Casas que tocam para entidades, inclusive a minha Casa o fará, respeito e aceito isso como uma forma de carinho e respeito para com estas energias. Mas quando uma Casa se diz de candomblé e toca quase exclusivamente Umbanda, isso também me chama atenção. De forma alguma eu duvido ou sugiro que sejam Casas ruins ou sem cultura ou sem raíz, mas são Casas misturadas e normalmente as misturas deixam a desejar em ritos e liturgias porqu enão fazem bem nem uma coisa nem outra, nem bem são Umbanda nem bem são Candomblé, vivem no caminho do meio. A questão de vc ser ogã ou ser rodante, na minha opinião, de acordo com o candomblé, isso pode ser visto no jogo sim. Na umbanda esta questão deve ser vista partir da sua inclusão no grupo religioso, neste momento a pessoa deverá passar por cerimonias específicas e além de permanecer um tempo na roda como “médium” para comprovar que aquela pessoa não incorpora. Muitos candomblé também tem esta prática, que eu acho interessante. Então, eu acho que que vc deve ver se esta é Casa que te agrada e permanecer nela e assim verificar o que realmente está acontecendo, sem esquecer que Ogã também sente a energia do Orixa, se arrepia, mas não chega a incorporar. Sobre a “obrigação”, o que me incomoda é termo utilizado. Obrigação é um termo que quer dizer que vc fará algo para o Orixa, no caso de entidades eu prefiro usar o termo “agrado” (ou outros), afinal de contas vc tem um Orixa e é a Ele que vc deve dar/prestar suas obrigações. Outro ponto importante que eu discuto é essa prática de dar algo a entidade antes de dar ao Orixa, eu penso que antes de qualquer entidade vem o Orixa. Mas se na Casa que vc está indo a prática é esta, faça. Não é porque esta ou aquela Casa faz diferente da minha que isso quer dizer que ela esteja errada, ela é só diferente. Axé, Tomeje.

  6. Boa noite Tomeje,

    Conheço os seus excelentes comentários de outro Blog. Foi uma grata surpresa encontra-lo aqui.
    Parabéns! Virei sempre por aqui para ler suas postagens!
    Axé,
    Bruno Xavier

    1. Bruno Xavier, que bom saber que o nosso trabalho tem um bom retorno. seja bem vindo e como sempre, fique a vontade. Axé, Tomeje. Só para explicar, eu saí do ocandomblé.wordpress porque não deu pra conciliar este blog, o pgm Ori de rádio, o pgm Ori de televisão e o blog ocandomblé, Mas tenho amigos lá e sou admirador do trabalho deles. Axé e vida longa a todos os veículos que trabalham em favor da nossa religião. Veja aqui no blog o link do pgm Ori de televisão e o material publicado da ANMA, uma associação da qual faço parte e quem vem lutando pelo respeito e melhorias da nossa mídia. vc vai gostar disso.

  7. Ola tomeje eu sou de Portugal…eu não sou de umbanda nem do candomble ,sou católica de nascença.. O meu filho tem andado doente mas os médicos sabem o que ele tem,e esta a ser medicado.o que se passa e que me deitaram os búzios para ele e me disseram que ele é abiku,devo me preocupar? Mesmo não sendo da umbanda nem do candomblé o meu filho pode ser isso? por favor me ajude…

    1. Daniela Ribeiro, seja bem vinda. Quando alguém procura um médico, ele vai falar da medicina que lhe compete, e o mesmo se dá quando se procura uma religião, a pessoa vai tratar o assunto da forma como a religião ve a questão. Sim, seu filho pode ser abikú. Mas é preciso, antes de vc ficar preocupada com isso, fazer como todos fazemos num caso de doença, procuramos um especialista e procuramos ver se apessoa realmente é habilitada para cuidar do caso. Portanto a minha recomendação é que vc procure saber se esta pessoa realmente é um pai ou mãe no santo, se [e confiável e se ela quer de fato te ajudar ou só quer se aproveitar da situação impondo medos numa mãe fragilizada pela doença do filho. Se vc é catolica procure ajuda na sua religião, é mais seguro pra vc que já conhece como ela funciona, quando nos aventuramos em caminhos desconhecido as vezes nos perdemos. Não estou aformando que todos ai em Portugal são maus pais e mães no santo, nada disso, mas é preciso cautela e ter ótimas referencias sobre a pessoa, porque o assunto abikú é complexo e sério. Procure referencias e um novo jogo. Axé. Tomeje.

  8. Obrigado Tomeje.a pessoa que me disse que o meu filho é abiku é da minha família é madrinha do menino,mas não é mãe de santo ainda apenas deita cartas ciganas e começou agora a deitar os buzios ha relativamente um mês.Mas esta pessoa já me tinha deitado as cartas e nunca apareceu nada de abiku,só agora,ela disse que o meu filho pode morrer que a salvaçao dele é fazer o santo nele entretanto ai no brasil um pai de santo deitou os buzios para o menino e não viu nada de abiku,aqui em Portugal fui a outro pai de santo de confiança e também não viu nada de abiku..mas este pai de santo é da umbanda,sendo da umbanda ele veria nos buzios se o meu filho é abiku?ou só exuste abiku no candomblé? O meu filho é seguido pelo melhor especialista da nossa cidade e agora anda muito bem..também já procurei ajuda na minha religião e encontro respostas que me dão paz e segurança…me ajude na questão se sendo da umbanda dava para ver se ele é abiku e ele pode morrer???obrigada

    1. Daniela eu penso que estas pessoa que te disseram isso deveriam ser excluídas da religião, uma pessoa que joga cartas ciganas e que ha um mes nunca deveria se atrever a dizer nada deste porte a ninguém. Achoque o meu comentário anterior foi bem acertado não e´? Sua comadre nunca viu um jogo na frente dela. No caso da pessoa de umbanda o meu comentário é o mesmo, deveria ser expulso da religião. Na umbanda não existe jogo de buzos e muito menos existe o conceito de abikú. Fuja dos conselhos destas pessoas, me parece que elas querem é aparecer e se mostrar conhecedoras do assunto candomblé. Siga sua vida e seja feliz com seu filho. Axé e felicidades, Tomeje.

  9. Ola Tomeje desculpe a insistência você acha que devo orocurar um novo jogo numa casa de candomblé ou devo me singir à minha religião?porque eu depois penso se o meu menino é mesmo abiku..e fico tao confusa,tao baralhada…mas Tomeje somente quem é pai ou mãe de santo é que pode deitar búzios? Por favor me esclareça..

    1. Daniela não basta ser pai ou mãe de santo, é preciso ser meio psicólogo também, o que foi feito com vc é uma sacanagem enorme, imagina falar para uma mãe que seu filho vai morrer. Isso geralmente é um artifício que alguns usam para obrigar essa ma~e a fazer qualquer coisa pra “salvar o filho” isso inclui gastar dinheiro e as vezes muito dinheiro. Por isso a pessoa deve ser pai ou mãe de santo e ter larga experiencia neste assunto, deve ter estudado muito o oráculo e saber como dar noticias aos outros. É complexo, não é um assunto simples que se aprenda em apostilas, é preciso saber muito mesmo. Mas se vc deve procurar outro para jogar é um assunto que só vc pode decidir, mas eu cobraria explicações da sua comadre, afinal ela falou de assunto que não domina, ninguém domina um assunto destes em um mês de jogo. Vc faloque o menino está cuidado e bem de saúde, portanto, meu conselho é que vc resolva este assunto na sua cabeça e que procure esquecer disso ou procure alguém que seja habilitado para o jogo numa boa Casa de Axé ai em Portugal tem gente gabaritado sim. Axé. Tomeje.

    2. Daniela procure aqui no blog um texto sobre “abikú e abiaxé” vc vai ver que as coisas não são bem como te falaram. Tomeje

  10. Tomeje,Olá eu já li o texto e não identifico o meu filho com nada,o parto foi super tranquilo,ele vinha com o cordão enrolado dai ter sido tirado com ventosad mas de resto correu tudo bem,nasceu de 39 semanas,eu nunca tive um aborto,correu sempre tudo bem..sim o meu filho agora está bem de saúde,anda controlado e nunca mais teve crises epilepticas.Sim o que a minha comadre falou foi que eu tinha de cuidar do menino senão ele morria cedo…mas ela pediu ajuda a uma mãe de santo ai do brasil para confirmar se ele era mesmo abiku e foi confirmado..e ela me disse foi que eu tinha que fazer oferendas aos abikus para esquecerem o pacto..ou então fazer o santo nele..tou muito baralhada…o que o pai de santo da umbanda fez foi um trabalho para a saúde do menino e para a minha saúde,fizemos o trabalho em conjunto..a partir dai o menino tem andado bem…mas eu gostava de ter uma segunda opinião mas não conheço mais ninguém que tenha uma casa de axé…me ajude por favor

  11. Tomeje lendo melhor o texto acho que só se for o abiku Fefé porque a gravidez não foi planeada mas de resto nao identifico com nada…mas sabe às vezes penso em seguir só a minha religião porque sei como ela é e não fico baralhada..tenho muita fé em Deus e sei que ele ajuda o meu menino…obrigada Daniela

    1. Daniela eu lido com a minha religião baseado em respeito e tradição e muito respeito isso. É quase impossível que alguém aqui no Brasil diga que seu filho é abikú, é preciso que a criança esteja presente para sentir a energia dela no jogo. É uma pena que sua comadre já comece a vida religiosa dela desta forma, com achismos. Eu poderia discorrer sobre um monte de coisas sobre abikú, mas isso vai te ajudar em que? Eu nunca jogo a distancia e não conheço ninguém em Portugal para te indicar, po risso o melhor é vc ficar na sua religião, onde vc compreende e se sente bem, deixe isso para lá. Buscar respostas para isso só vai fazer vc ficar confusa, deixe que sua comadre arque com as consequências da mentira dela. Fique em paz.
      Olhe a minha situação, eu estou tentando te ajudar a distancia, pelos teus relatos e tentando te tranquilizar, mas por este meio eletrônico é quase impossível isso. Quem deveria fazer este papel era a sua comadre,e ao invés disso ela te deixou com dúvidas e medos. Siga sua fé Daniela. Além disso eu acho uma enorme falta de religiosidade alguém querer te impor que vc faça trabalhos, que vc inicie seu filho, que faça oferendas sem conhecer ou sem fazer parte da religião. Isso me parece que é uma forma de usar a religião para tirar dinheiro de vc e ainda por cima a religião fica aprecendo que é um hospital onde se cura problemas espirituais e depois se pode voltar apra a sua religião (cotolicismo) sem culpas porque o “trabalho sujo” ffoi feito na “outra religião” que se presta a isso. Daniela a minha religião, a religião que eu amo e que defendo é muito diferente disso que te apresentaram. As pessoas sérias da minha religião pensam que se vc é de outra religião, vc deve em primeiro lugar compreender a minha cultura religiosa e3 só depois vc poderá decidir se quer ou não fazer alguma coisa de acordo com a minha religião. O candomblé não é um balcão de negócios, onde vc pode entrar curar seu filho e sair, quando precisar de novo volta, paga e é atendido. Isso é mercadoria. Nossa religião tem costumes e doutrina muito séria e deve ser respeitada como qualquer outra religião e as pessoas que vc conheceu não sabem disso e não funcionam assim, para eles o que vale é o mercado. Se não fosse assim eles teriam te dado informações seguras e te tratado com decência e respeito religioso e não foi isso que eu vi até agora. Daniela, volto a te afirmar, procure conforto na sua religião e seja feliz. Que eu conheça não existe cura pra epilepsia, no máximo pode haver um controle, convença-se disso e aceite que isso não é o fim do mundo para o seu filho e seja feliz com ele. Espero não ter sido muito duro contigo, não é meu feitio, mas precisamos deixar as coisas claras e ser sempre honestos. Axé, Tomeje.

  12. Tomeje você não foi duro de maneira nenhuma,eu preciso mesmo disso para ficar esclarecida.Eu também achei muito estranho alguém de longe que nem se quer conhece o menino deitar os búzios para ele..eu tenho muito respeito pela vossa religião e admiro muito o que vocês fazem.Pode parecer estranho mas eu gosto muito de falar consigo e fico tranquilizada com aquilo que você me diz..e vou fazer o que você me aconselhou,vou procurar ajuda na minha religião e ser feliz com o meu marido e filhos,obrigada por tudo,obrigado mesmo

  13. Ola Tomeje,desculpe lhe incomodar de novo..mas gostaria que você me tirasse uma duvida. Em conversa com a minha comadre ela me disse que já é mãe de santo pois já fez vários boris nela e outras coisas também mas ela não raspou a cabeça pois ela disse que é abiku também…eu perguntei lhe como é que ela em um mês de jogo tem conhecimento necessario para deitar os buzios pois é preciso muitos anos de experiência,e ela me disse que já tem conhecimento pois já nasceu Ialorixá. Mas o que me faz confusão é que só há cerca de um ano e meio é que ela entrou na religião.Isso é possivel,nascer se já como mãe de santo? obrigada Daniela

    1. Daniela, me perdoe a resposta tão dura, mas sua comadre é o que se chama aqui no Brasil de marmoteira, ou seja, alguém que mente, que não tem competência e nem fundamento religioso algum. Ninguém nasce yalorixa ou babalorixa, este é um processo longo e complicado de aprendizado que leva anos para aprimorar-se. O principio de tudo se dá exatamente na iniciação, depois vem as obrigações/renovações dos votos em 01 ano, 03 naos e finalmente depois de muito estudo e da autorização do pai ou mãe de santo a pessoa terá autorização para dar início a sua jornada de sacerdote. Eu te digo, baseado noque vc me diz aqui, esta pessoa não presta para a nossa religião. Não se influencia por ela, se desligue dela noque diz respeito a religião e siga o seu caminho, isso que vc me falou é muito sério e temeroso porque mostra muito mais que uma pessoa sem escrúpulos religiosos, mas também evidencia que há outros como ela, afinal se ela está aprendendo ou se aprendeu alguma coisa existem alguém por traz dela. Afaste-se disso urgentemente. Axé e boa sorte, Tomeje.

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