Meus irmãos de religião, nosso objetivo é trazer informações a cerca de diversos assuntos.

Não podemos aqui falar de um único Axé. Não seria ético afirmar que se trata de material de um ou de outro Axé ou querer apontar um único caminho, presumivelmente correto.

Podem haver diferenças entre o exposto aqui e aquilo que é feito/dito ou praticado no seu Axé. Por isso indico que procure se certificar destas informações na sua Casa com seus mais velhos.

O diferente não é errado, só diferente. Axé, Tomeje.

Ervas de Omolu

Agoniada: Faz parte de todas as obrigações do deus das endemias e epidemias. Utilizada no ebori, nas lavagens de contas e na iniciação. Esta erva purifica os filhos-de-santo, deixando-os livres de fluidos negativos. Na medicina popular, a mesma é usada para corrigir o fluxo menstrual e combate asma.

Alamanda: Não é utilizada em obrigações, sendo empregada somente em banhos de descarrego. Na medicina caseira ela é usada para tratar doenças da pele: sarna (coceiras), eczema e furúnculos. Para usar é necessário que se cozinhe as folhas, e coloque chá de folhas sobre a doença.

Alfavaca-roxa: Empregada em todas as obrigações de cabeça e nos abô dos filhos deste orixá. Muito usada em banhos de limpeza ou descarrego. A medicina caseira usa seu chá em cozimento, para emagrecer.

Alfazema : Empregada em todas as obrigações de cabeça. É aplicada nas defumações de limpeza, usada também na magia amorosa em forma de perfume. A medicina popular dita grandes elogios a esta erva, pois ela é excelente excitante e anti-espasmódico. É usada, também, como reguladora da menstruação. Somente é aplicada como chá.

Babosa: Muito usada em rituais de Umbanda, mais especificamente em defumações pessoais. Para que se faça a defumação, é necessário queimar suas folhas depois de secas. Isso leva um certo tempo, devido a gosma abundante que há na babosa. A defumação é feita após o banho de descarrego. Para a medicina caseira sua gosma é de grande eficácia nos abcessos ou tumores, além de muitas outras aplicações.

Araticum-de-areia – Malolô: Liturgicamente, os bantos a usam nos banhos de descarrego, em mistura de outra erva. A medicina caseira indica a polpa dos frutos para resolver tumores e o cozimento das folhas no tratamento do reumatismo.

Assa-peixe: Usada em banhos de limpeza e nos ebori. Na medicina popular ela é aplicada nas afecções do aparelho respiratório em forma de xarope.

Musgo: Aplicada em todas as obrigações de cabeça referentes a qualquer orixá. A medicina caseira aconselha a aplicação do suco no combate às hemorróidas (uso tópico).

Beldroega: Usada nas purificações das pedras de orixá e, principalmente as de Exu. O povo usa suas folhas socadas para apressar a cicatrização das feridas, colocando-as por cima.

Canena Coirana: Vegetal de excelente aplicação litúrgica, pois entra em todas as obrigações. O povo a tem como excelente estimulante do fígado.

Capixingui: Empregada em todas as obrigações de cabeça, nos abô, nos banhos de purificação e limpeza e, também nos sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo e nos sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo nos sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo nos sacudimentos. O povo afirma que o capixingui tem bons efeitos no reumatismo e no artritismo (reumatismo articular) utilizado em banhos, mais ou menos quentes, colocando-se nas juntas doloridas.

Cipó-chumbo: Sem uso na liturgia, porém muito prestigiada na medicina popular, como xarope debela tosses e bronquites; seu chá é muito eficaz no combate a diarreias sanguinolentas e à icterícia; seco e reduzido a pó, cicatriza feridas rebeldes.

Carobinha do Campo: Em alguns terreiros essa planta faz parte do ariaxé. A medicina caseira indica o chá de suas folhas para combate coceiras no corpo e, principalmente coceira nas partes genitais.

Cordão de Frade: É aplicada somente em banhos de limpeza e descarrego dos filhos deste orixá. O povo a indica para a cura da asma, histerismo e pacificador dos nervos. Também combate a insónia.

Cebola do mato: Sem uso ritualístico. A medicina caseira afirma que o cozimento de suas folhas apressa a cicatrização de feridas rebeldes.

Celidônia maior: Não possui uso ritualístico. É indicada pela medicina caseira como excelente medicamento nas doenças dos olhos, usando a água do cozimento da planta para banhá-los. Seu chá também é de grande eficácia para banhar o rosto e dar fim às manchas e panos branco.

Coentro: Muito aplicada como adubo ou condimento nas comidas do orixá, principalmente na carne e no peixe. Não é empregada nas obrigações ritualísticas. A medicina caseira indica esta erva como reguladora das funções digestivas e eliminadora de gases intestinais.

Cotieira: Não sabemos ao certo se esta erva tem aplicação ritualística. Na medicina caseira ela é estritamente de uso veterinário. Muito aplicada em cães para purgar e purificar feridas.

Erva-Moura: Esta erva faz parte dos banhos de limpeza e purificação dos filhos do orixá. Seu uso popular é como calmante, em doses de uma xícara das de café, duas a três vezes ao dia. Essa dose não deve ser aumentada, de modo algum, pois em grande quantidade prejudica. As folhas tiradas do pé, depois de socadas, curam úlceras e feridas.

Estoraque Brasileiro: Sua resina é colhida e reduzida a pó. Este pó, misturado com benjoim, é usado em defumações pessoais. Essa defumação destina-se a arrancar males. O povo aconselha o pó desta no tratamento das feridas rebeldes ou ulcerações, colocando o mesmo sobre as lesões.

Figo Benjamim: Erva muito usada na purificação de pedras ou ferramentas e na preparação do fetiche de Exu. Empregada, também, em banhos fortes para pôr fim a padecimentos de pessoa que esteja sofrendo obsidiação ou obsessão. O povo aplica o cozimento das folhas para tratar feridas rebeldes, e banhos para curar o reumatismo.

Hortelã brava: Empregada em obrigações de ori, nos abô e nos banhos de purificação dos filhos deste orixá. No uso caseiro é utilizada para combater o veneno de cobras, lacraus e escorpiões. É eficaz contra gases intestinais, dores de cabeça e como diurético. É perfeita curadora de coceiras rebeldes e tiro acertado nos catarros pulmonares, asma e tosse nervosa, rebelde.

Guararema: Em terreiros de Umbanda e Candomblé ela é aplicada em banhos fortes e nos descarregos. Os galhos da erva são usados em sacudimentos domiciliares. Os banhos fortes a que nos referimos são aplicados em encruzilhadas – na encruzilhada em que se tomar o banho arria-se um mi-ami-ami, oferecido a Exu. E deve ser feito em uma encruzilhada tranquila. É um banho de efeitos surpreendentes. Na medicina caseira esta erva é utilizada para exterminar abcessos, tumores, socando-se bem as folhas e colocando-as sobre a tumorização. O cozimento das folhas é eficaz no tratamento do reumatismo. Em banhos quentes e demorados, de igual sorte também cura hemorróidas.

Jenipapo: As folhas servem para banhos de descarrego e limpeza. A medicina caseira aplica o cozimento das cascas no tratamento das úlceras, o caldo dos frutos é combatente de hidropisia.

Jurubeba: Somente usada em obrigações com objectivo de descarrego e limpeza. Suas folhas e frutos permitem o bom funcionamento do fígado e baço, garante a sabedoria popular. Debela e previne hepatite com ou sem edemas.

Mangue Cebola: É usado apenas em sacudimentos domiciliares, utilizando o fruto, a cebola. Procede-se assim: corta-se a cebola em pedaços miúdos e, cantando-se para Exu, espalha-se pela casa, nos recantos, e sob os móveis. O povo usa a cebola, fruto do mangue, esmagada sobre feridas rebeldes.

Mangue vermelho: Usa-se apenas as folhas, em banhos de descarrego. O povo a indica como excelente adstringente que possui alto teor de tanino. Muito eficaz no tratamento das úlceras e feridas rebeldes, aplicando o cozimento das folhas em compressas ou banhando a parte lesada.

Manjericão-roxo: Empregado nas obrigações de ori dos filhos pertencentes ao orixá das endemias. Colhido e seco, sua folha previne contra raios e coriscos em dias de tempestades, usando o defumador. Também é usada como purificador de ambiente. Não possui uso na medicina popular.

Panacéia: Entra nas obrigações de ori e banhos de descarrego ou limpeza. O povo a aponta como poderoso diurético e de grande eficácia no combate à sífilis, usando-se o chá. É indicada também no tratamento das doenças de pele, darros, eczemas e ainda debela o reumatismo, quando usada em banhos.

Picão da praia: Apenas na Bahia ouvimos falar que esta planta pertence a Obaluaiê. Não conhecemos seu uso ritualístico. A medicina popular dá-lhe muito prestígio como diurético e eficaz nos males da bexiga. Usada como chá.

Piteira imperial: Seu uso se limita às defumações pessoais, que são feitas após o banho. A medicina popular utiliza as folhas verdes, em cozimento, para lavar feridas rebeldes, aproximando a cura ou cicatrização.

Quitoco: Usada em banhos de descarrego ou limpeza. Para a medicina popular esta erva resolve males do estômago, tumores e abcessos. Internamente é usado o chá, nos tumores aplica-se as folhas socadas. Muito utilizada nas doenças de senhoras.

Sabugueiro: Não possui uso ritualístico. É decisiva no tratamento das doenças eruptivas: sarampo, catapora e escarlatina. O cozimento das flores é excelente para a brotação do sarampo.

Sumaré: Não tem aplicação ritualística ou obrigações litúrgicas. Porém possui grande prestígio popular, devido ao seu valor curativo, promovendo com espantosa rapidez a abertura de tumores de qualquer natureza, pondo fim às inflamações. É empregado contra furúnculos, panarícios e erisipelas, regenerando o tecido atacado por inflamações de qualquer origem.

Urtiga-mamão: Aplicada em banhos fortes, somente em casos de invasão de eguns. O banho emprega-se do pescoço para baixo. Esse banho destrói larvas astrais e afasta influências perniciosas. O povo indica esta erva na cura de erisipela, usando um algodão embebido do leite da planta. O chá de suas folhas debela males dos rins.

Velame do campo: Vegetal utilizado em todas as obrigações principais: ebori, simples ou completo. Indispensável na feitura de santo e nos abô dos filhos do orixá. Na medicina caseira o velame é utilizado como anti-sifilítico e anti-reumático.

Velame verdadeiro: Possui plena aplicação em quaisquer obrigações de cabeça e nos abô. Usada também nos sacudimentos. A medicina do povo afirma ser superior a todos os depurativos existentes, além de energético curador das doenças da pele.

Não use ervas sem orientação e no caso de fins medicinais, não o faça sem indicação médica. Não indico receitas por e-mail. Este site é apenas informativo. Não há responsabilidade médica nas indicações deste site. Baseado em bibliografia, revistas, Internet e relatos populares. Para se medicar com plantas você precisa realmente conheçer. Peça ajuda aos especialistas da área (ou caso você seja estudioso destas matérias, até adquirir uma confiança e capacitação própria).   Material gentilmente cedido pelo site Ritos de Angola.

Respostas de 92

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    1. Desculpe-me pela demora em responder. Com estamos em ainda em construção do blog, as vezes temos algumas falhas. Mas ficamos muito felizes com sua visita e desejamos sim partilhar conhecimento e experiencias na religião com nossos irmãos. Sinta-se a vontade para comentar no blog. Tenho certa dificuldade com o seu idioma, mas nada que uma boa ferramenta de tradução não ajude. Axé e Tomeje.

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    1. Arnor seja bem vindo. Nós não fazemos a regularização de terreiros, o texto publicado tem o objetivo de esclarecer a importancia de regularizar as Casas de Axé. O caminho é procurar a federação no seu Estado ou Município e se informar. Boa sorte e axé meu irmão. Tomeje.

    1. Maria Santos seja bem vinda. Este é um dos modelos ou maneiras de fazer esta regularização de um terreiro. Existem muitas Federações e/ou Associações que regularizam os terreiros de formas diferentes, busque informações no seu Estado e talvez vc se surpreenda cm certas facilidades que muitas Federações proporcionam aos seus filiados. Mas mesmo sendo complexo, este processo de regularizar um terreiro é importantíssimo para a nossa religião. Axé, Tomeje.

    1. Seja bem vinda mae Vera, que bom ver que mais pessoas estão tomando a iniciativa de legalizarem suas Casas e a sra com certeza é bom exemplo. No corpo do texto tem o link da Federação de Umbanda. Lembramos que nosso blog não representa esta entidade e nem tem ligação com ela, mas que apoia dando visibilidade a este trabalho importantíssimo. Grande axé para a sra, sua benção e boa sorte, Tomeje.

  3. Gostaria de saber como se faz uma doação de um terreno para que este nunca deixe de ser um templo religioso(terreiro).
    A quem eu devo faze-la , qual seria o procedimento legal para que isto se realize ( Minha tia tem 76 anos sempre foi do Candomblé e um dos desejos dela seria que 50% do seu terreno fosse um terreiro registrado sem que ninguém possa desfaze-lo, nem mesmo após sua morte).
    Desde já agrade- ço a atenção , estou no aguardo de uma resposta.

    1. Meus caros irmãos perdoem minha ausência e minha demora em responder, mas tive um problema no computador e só agora conseguimos solucionar. Izabel o caminho mais curto é procurar a defensoria pública do estado e se informa lá, aqui no RJ ele tem este serviço e indicam os caminhos. Tomeje.

  4. mi ajuda quero registra meu terreiro sou pesseguido moro interior do estado da bahia longe de onde registra pelo amor de Deus mi ajuda

    desde já agradesço;

    1. Manoel, nós aqui neste blog não fazemos o registro dos terreiros. Mas se vc está sendo perseguido procure a polícia e denuncie, não será o registro do terreiro que vai acabar com a perseguição, será a sua postura diante do problema, sem enfrentamentos, sem brigas, mas procurando seus direitos na justiça. Uma ótima dica que eu te dou é que vc procure a Defensoria Pública do seu Município e peça o registro da Casa, eles são obrigados por lei a dar o registro. Depois procure a Federação baiana, eles tem site e podem te ajudar meu irmão. Boa sorte e que Ogum te abra os caminhos. Axé, Tomeje.

      1. Tomeje, eu sou Umbandista em Salvador no estado da Bahia, tanto no estado da Bahia ou outro estado eu acho que pode ser registrado na FENACAB , onde registrei por ser nacional, em Salvador é situado no pelourinho.
        Mais na casa que frequentei 28 anos e já sou afirmado este ano fazem 22 anos, não nunca foi registrado e teve atividades mais de 60 anos, há 2 anos que desativou pelo motivo da nossa Yalorixá desencarnou aos seus 97 anos, feita e afirmada no Rio de Janeiro sendo Baiana, eu não sabia que o meu destino estava designado de atuar como Zelador dos orixás(babalorixá)(Sacerdote Afro), sacerdote é a função descriminada pela fenacab,
        eu há 11 anos estou exercendo e cumprindo minha missão no tempo, mais consegui doações e já comprei um terreno, e estou começando há divulgar que farei uma lista de materiais de construção, para construção do Centro de Umbanda Pai Oxalá, provavelmente no mês de Agosto quando completo 22 anos.
        Eu sou cariobano(carioca baiano), estou sempre no rj, onde fica o seu centro.

        1. Obrigado pela ajuda meu irmão, acho que agora poderei informar sobre a FENACAB a quem nos procurar. Sou neto do Axé Oxumare, Salvador, com extremo orgulho. Morei alguns meses na Boca do Rio, na orla. Tempo maravilhoso…. Quando posso vou a Salvador nas cerimonias do Oxumare. Minha Casa de Axé é em São Gonçalo, RJ. Quando vier ao RJ entre com contato para te passar o endereço. Axé e felicidades. Tomeje.

    1. Fatima Cruz, seja bem vinda. Já vivemos em SP esta realidade, candomblé vegetariano, e dizem que é “””””””evolução””””””.

      (Fátima, relendo a mensagem em 06/01 eu percebi que no início do texto ficou parecendo que TODOS os candomblé de SP fazem isso de “candomblé vegetariano”. Não é nada disso, eu me expressei mau, trata-se apenas de um candomblé que se diz vegetariano, desculpe).

      A constituição nos garante acesso aos ritos e liturgias próprias da nossa religião, isso é direito e não podem retirar isso de nós. Mas acho muito bom que seja proibido a colocação de galinhas me encruzilhadas, matas, cachoeiras e outros lugares públicos, acho mesmo. Temos nossos terreiros para isso e devemos cuidar de nossos ancestrais sem prejudicar o meio ambiente e/ou interferir com a saúde da cidade. Eu acho que 90% do preconceito que vivemos em relação ao sacrifício está ligado a esta verdadeira imundice que a nossa religião provoca em vias públicas. Dentro dos terreiros e em condições litúrgicas apropriadas, ninguém pode meter o bedelho e proibir. Mas temos tantos problemas internos na religião, que fica fácil com uma simples denuncia o poder publico fechar uma casa. O primeiro é a questão do licenciamento e regularização da Casa Axé, sabia que a maioria é clandestina aos olhos da leis? Se é clandestina, não tem apoio da lei e por tanto é marginal, pode ser fechada e até proibida de funcionar. Todos sabem que nas grandes Casas (Opo Afonjá, Gantois, Oxumare, Eng Velho) tem imolação/sacrifício liturgicco, mas ninguém ventila a idéia de ir lá falar nada, por que? Por que são instituições registradas e legalizadas, são politizadas e amparadas pela lei. Precisamos resolver assuntos estruturais minha irmã, precisamos convencer aqueles que matam galinhas e jogam na rua a aprenderem o ritual correto e as boas práticas religiosas. Depois disso podemos pensar em ser uma religião unificada e com peso político e respeito social. Mas os sacrifícios litúrgicos/imolação vai continuar sendo feito sim com certeza. Axé, Tomeje.

    1. Cícero o texto é bastante claro quanto a isso e tem inclusive um modelo de ata. Nós não fazemos prestamos este tipo de serviço no blog, apenas orientamos da importância de ser regularizado. Procure a Prefeitura da sua cidade ou um cartório de pessoa jurídicas ou um despachante. Axé e boa sorte, Tomeje.

    1. Rosemeire, seja bem vinda. Minha irmã, o caminho é complicado e difícil, mas não é impossível. O primeiro passo é vc regularizar seu terreiro e providenciar o CNPJ da Instituição Religiosa, mas é importante que vc registre uma Instituição distinta do Terreiro, assim vc terá personalidade jurídica e não será “apenas” uma instituição religiosa, entende? Muitas vezes ficamos falando que as outras religiões tem mais incentivos que nós, que as outras religiões ganham dinheiro dos Governos e de empresas, mas esquecemos de fazer a nossa parte, que é nos profissionalizar, preparar projetos sérios e identificados com a necessidade da nossa comunidade. Um exemplo disso são as bibliotecas ou pontos de leitura, esses projetos costumam ser contemplados com dinheiro do Governo, mas é preciso ter um gerenciamento profissional deste recurso, não dá pegar o dinheiro, gastar e não prestar contas. Por isso te disse que é complicado e difícil. mesmo na iniciativa privada, vc precisará comprovar que existe juridicamente e que seu projeto é bom o suficiente pra que a empresa justifique algum investimento, entende? Rosemeire, começe a ver projetos no SEBRAE e em outras agencias de administração e gerencia de negócios e se profissionalize, este é o caminho. Axé, Tomeje.

  5. bom dia preciso eclarecer como deo proceder para tirar o alvara de funcionamento do meu terreiro de umbanda
    uais os passos ou voces mesmo fazem isso taxas valores

    1. Heverton, o primeiro passo é fazer o CNPJ e legalizar a entidade como pessoa física, só depois disso é que vc deve fazer os registros em federações. É mais seguro ser pessoa jurídica. Mas se vc não puder fazer o CNPJ procure uma federação LEGALIZADA e se filie. Axe e seja bem vindo ao mundo das Casas legalizadas, Tomeje

  6. Bom dia.

    Uma dúvida, o que seria necessário para realizar essa filiação à Federação? Como eles atestam se o Centro/Terreiro é apto ou não a ser filiado?

    Desde já agradeço e muito axé para nós.

    1. Luiz Bryan isso varia muito em cada federação, o único modo de fazer isso é cunsultando a federaeção da sua região. Axé, Tomeje.

    1. Ronaldo, nós aqui desenvolvemos um trabalho sério, dando suporte religioso a quem nos procura, não parece ser esse o seu caso. Sugiro que você procure um trabalho para conseguir o dinheiro que você quer. Que Exu te dê um bom caminho. Axé, Tomeje.

  7. Minha esposa trabalha com pai Cipriano dando consulta em uma casa alugada só pra ele sem fins lucrativosa a consulta custa20,00 mais 1kl de alimento não perecível o dinheiro ajuda a pagar o aluguel e comprar os matérias nessesariopara funcionamento e o alimento pra fazer uma cestabasica para alguem que precisa como legalizar a casa e preciso

    1. Cláudio, seja bem-vindo. Eu preciso ser franco e objetivo neste assunto, mas deixo claro que não tenho nada contra esse tipo de prática. Porém, é preciso que vocês tenham muito claro que mesmo para fazer caridade é necessário que vocês estejam ligados a uma Casa matriz, que vocês tenham autorização da Casa matriz para funcionar, o que eu acredito que vocês tenham. Estou comentando isso porque o caminho para regularizar uma Casa começa procurando a Federação de Umbanda do seu município ou estado que, com absoluta certeza, antes de te dar o registro vai perguntar pela sua Casa matriz, portanto, ser reconhecido por um Casa matriz é muito importante. Por favor, procure no seu estado alguma Federação de Umbanda. Axé, felicidades, e que o velho Cipriano nos dê bons caminhos. Tomeje.

  8. Como devo denunciar um terreiro inrregular e que enganam as pessoas destruindo a fé daqueles que mereciam estar em um Lugar melhor.

    1. Rubem seja bem vindo. Acho que o melhor caminho é ir na federação da sua cidade ou estado. Mas tenha certeza que assim como os maus profissionais são excluídos do mercado, estes sacerdotes que deturpam nossa religião também acabam ficando sem ninguém. Axé pela atitude e que Ogum te acompanhe meu irmão. Axé, Tomeje.

  9. Olá, Tomeje!

    Desculpa, mas não entendo muito o porquê de ter CNPJ… Só a filiação à uma federação já não resolve? Feito isso, mesmo assim não podemos captar recursos entre os fiéis para a vivência do espaço e do culto?

    axé

    1. Bem-vindo, Junior. Poder captar os recursos entre os fiéis você até pode, entretanto, se você tiver interesse em participar de programas ou qualquer outra questão relacionada às esferas do governo, seja municipal, estadual ou federal, você não poderá se não tiver o CNPJ. Axé, Cátia.

  10. Boa tarde!
    Tomeje, gostei muito do seu blog… Muito esclarecedor.
    Há muitos anos, na verdade desde pequena, frequento umbanda.
    Como moro afastada do centro urbano, resolvi fundar, juntamente com outros amigos, uma tenda espírita.
    Li tudo que você postou, no entanto ficaram algumas dúvidas, como:
    1ª o estatuto, quando formos registrá-lo, tanto o original, quanto as cópias deverão ser assinadas pelos associados, ou o original pode ser xerocado já com as devidas assinaturas

    2ª onde existe uma federação espírita, na nossa região, onde poderemos registrar nosso terreiro, e precisa ser pago.
    Desde já agradeço as orientações
    Moro em Valença, interior do Estado do Rio de Janeiro
    Um abraço
    Patrícia Cunha

    1. Patrícia seja bem vinda. Que eu saiba, na sua região, não tem nenhuma Federação. Acho que o melhor é procurar as Federações aqui do Rio. Procure o https://www.facebook.com/Curso-Afro-Brasileiro-de-Toques-C%C3%A2nticos-e-Dan%C3%A7a-do-CETRAB-301475693212464/e peça informações sobre o assunto. E sobre as assinaturas, isso vai depender da própria Federação, cada uma tem suas regras próprias. Mas tem uma questão importante de ser pensada. Além de ser Federado, seria muito interessante ter também um CNPJ, isso é um passo importante para garantir direitos jurídicos. Se não conseguir volte para conversarmos, ok? Axé, Tomeje.

    1. Carmen seja bem vinda. Não há impedimento algum para isso. Grande axé e felicidade para vc e sua Casa, que Ogum lhe de um bom caminho. Tomeje.

  11. Olá!!! É um grande prazer prá mim poder estar entrando em contado com o sr.
    Por favor se puder me esclarecer uma dúvida ficarei muito grata!
    Sou médium umbandista em uma casa há 4 anos comecei junto com a casa
    é uma casa de muito axé e boas energias, só que o nosso Pai Espiritual que tem todos os cruzamentos e conhecimentos e vivencias, teve que se afastar por motivos pessoais, ficando responsáveis pelos trabalhos
    a Mãe pequena, que tem um único cruzamento e tem uns 6 anos de umbanda, pois iniciou em outra casa, tem conhecimento teorico e é uma excelente médium, passsando uma ótima energia, e sendo nomea do então um médium que tem apenas 2 anos de vivencia no terreiro , lê muito, é bastante esforçado para Pai Pequeno e já esta até tocando gira pública sozinho!!!
    Lhe pergunto:: Isto é correto???? Este médium tem um único cruzamento…….que segurança e firmeza espiritual vai ter para sustentar uma corrente de médiuns e toda uma consulência????
    Por favor se puder me responder, tirará grande peso do meu coração, pq não sinto que isto seja correto e quero me afastar desta casa. Moro em uma cidade pequena e a população é evangélica a maioria. Não tenho a quem recorrer. Desde já agradeço. Um grande abço.

    1. Isabel Mello, seja bem vinda e obrigado pelo carinho. Sou descendente de uma Casa tradicional de Salvador. O Axé Oxumare. Na página da nossa Casa matriz tem a trajetória do nosso querido Babá PC, um homem que dá orgulho de dizer que sou neto dele. Mas ele assumiu a Casa, uma das mais antigas do Brasil, com apenas 27 anos de idade, a comunidade já existia há muitos anos, e mesmo assim ele foi, e é, uma grande referencia para todos nós. Estou te falando isso porque isso de idade não é o mais importante na nossa religião, se a pessoa é comprometida, responsável, sincera e honesta, a pouca idade dele não vai ser um impedimento para desenvolver as responsabilidades do cargo. Acho que todos os filhos da Casa deveriam dar apoio, dar carinho, ensinar a ele o que aprenderam com o Pai que está afastado, devem prestigia-lo e respeita-lo, com certeza ele também deve estar com medos, com inseguranças e tentando fazer o melhor para a Casa. A única coisa que não pode acontecer é quererem mudar aquilo que são os fundamentos da Casa, devem se manter fieis a originalidade de quem fundou a Casa. Tente se abir ao novo e aproveitar a oportunidade de viver este novo momento, Axé e volte sempre para discutirmos mais. Tomeje.

    1. Daiane o melhor caminho é procurar a federação de umbanda ou candomblé da sua região. Mas não é só isso, é fundamental que vc regsitre a sua Casa como pessoa jurídica, isso lhe dará mais segurança legal e vc ficará apta a receber benefícios dos governos. Axé, Tomeje

    1. Letícia isso é possível sim, mas vc precisar ter tempo de contribuição e a idade exigida em lei. Esta aposentadoria segue o caminho normal de toda aposentadoria. Vc precisa ir numa agencia do inss e ver isso lá. Grande axé minha irmã e no que eu puder ajudar mais indicando caminhos, estarei a disposição. Axé, Tomeje.

  12. Bom dia, meu nome e Allan França eu faço parte de quinbanda eu tenho ja dezesseis anos de espiritualismo, fiz parte de uma casa nao legalizada e tambem o sarsedote nao passou a localidade da casa matris, e com isso ele veio a falecer sem diser nada a ninguém, até ai ok. Assim sendo que eu tenho em pratica estes cultos mas nao sou federado e nem cadastrado por nao saber raizes. A casa que toco tem muito movimento por parte de consulentes que vem atras de curas, aberturas de caminhos e entre outro. Aqui nao cobro e nem pego dinheiro na mão. Mas estou com medo de continuar e acabar dando problemas inclusive cadeia por eu ser ilegal no culto.
    Por acaso eu tenho como legalizar a casa mesmo nao conhecendo matris ou pelo local que eu cultuava sendo cladestino bem este sarcedote seguia linha de quibayo cruzado e ele era venezuelano e nao sei se consigo legalizar bem imploro me de uma opinião do que posso fazer ok. Axé

    1. Allan França seja bem vindo. O único caminho possível é ir Defensoria Pública do seu Estado, solicitar a gratuidade do registro do CNPJ para religiosos e depois ir na receita federal e se cadastrar como templo religioso e assim ter um CNPJ. Desta forma vc será reconhecido como Instituição Religiosa, para regularizar seu templo religioso não importa se vc tem ou não tem conhecimento da sua raiz religiosa. Faça isso, é gratis na maioria dos Estados. Axé, Tomeje

  13. Olá, boa tarde.

    Gostei muito das explicações no blog, mas gostaria de fazer-lhe uma pergunta com relação a aquisição do CNPJ. No envio dos documentos para a Receita Federal, é necessário documento de doação onde será o espaço do terreiro? É necessário enviar escritura do imóvel? Se a escritura não estiver no nome do presidente indicado no estatuto, o que faz?

    Obrigado pela atenção, kolofé.

    Josimar Ribeiro

    1. Josimar, cada caso é um caso, a receita federal pode exigir documentos específicos dependendo da sua necessidade. Acho que o caminho é ir pessoalmente a ver o que eles vão te pedir irmão. Axé, Tomeje

  14. sou filho de fe eu e minha espoça gostariamos de prestar a caridade mais como filhos responsalves gotariamos de saber de saber de vos mentores como fazer se forma correta sem onfender a fedreraçao e nossos guias como podemos fazet

    1. Antonio seja bem vindo. Que bom que vcs tem essa noção de religiosidade. Mas vamos devagar com o andor rsrsrsrsrs. Tanto na Umbanda como nos diversos segmentos do Candomblé, existem normas e regras que devem ser seguidas por qualquer terreiro. Penso que vcs podem se Federar ou não, isso depende de vcs. Mas a Federação é importante para o controle da atuação dos terreiros. Seja na umbanda ou no candomblé o primeiro passo para que alguém possa abrir seu terreiro é ter o caminho pré determinado para ser sacerdote, ter conhecimento litúrgico e saber muito bem o que está fazendo. Apenas o desejo de fazer caridade não é suficiente meu irmão. Vcs são iniciados, seja umbanda ou candomblé? Vcs tem permissão de um mais velho para abrir seu terreiro? São perguntas que até podem parecer críticas ou acusações da minha parte, mas, sinceramente, não são, pelo contrário, são perguntas básicas que todo religioso deve Se fazer antes de pensar em ajudar os outros, ok? Asé, Tomeje.

  15. Boa noite conheço um terreiro que não tem alvará e está com uma menor recolhida mesmo seus pais não aceitando e pelo que foi visto tem muitas coisas erradas como denunciar. Sem que está pessoa saiba é tente prejudicar os pais e a menor moro no rio de janeiro. A saída da menor será no dia sete de agosto. Vocês podem ir verificar isso? Axé

    1. Ariana nós somos um blog que se propõe a dar informações a cerca da religião, não somos responsáveis por uma federação nem temos o poder legal de fazer denúncias. Acho que o caminho é ira na delegacia do bairro e pedir ajuda. Não vejo outro caminho pra te ajudar. Espero que as coisas se resolvam bem e de forma pacífica. Asé, Tomeje

    1. Luana, sej abem vinda. Um terreiro sem registro é ilegal no entendimento da lei, por este motivo fica frágil e vulnerável sim. Se houver alguma denúncia ele pode ser fechado sim. Asé, Tomeje

  16. Ola, estou fazendo u trabalho de conclusão de curso sobre casas de candomblé na cidade de OLinda-PE. procuro dados de casas registradas e numero aproximado de casas não registradas. porém estou com muita dificuldade de achar referencias. tem que ser um dado que foi publicado. você poderia me ajudar?
    grata!!

    1. Fernanda, seja bem vinda. A pessoa que eu conheço é e Recife mas tem muitos contatos e conhece bem a região. Procure a Dayane no blog ocandomble.worpress, ela vai te ajudar com certeza. Asé, Tomeje.

  17. Ola tomeje. Gostaria de saber algo sobre o orixa orioró oro. Oribo oro.
    Nao sei como escrever o nome da entidade.
    Ha pouca literatura sobre ele.
    Eu agradeço. Fico feliz oor termos este blog para consultas. Tomeje que Oxalá abencoe seus passos

    1. Adilson seja bem vindo ao blog. O mais próximo que eu conheço dos nomes que vc citou é Ori, que é a própria cabeça de cada ser humano. A frase que vc citou me parece uma saudação ao Orixa Ori. Se for sobre Ori que vc se refere, este é um dos raros Orixas que não tem culto púbico e que não filhos, apenas aquela única cabeça a que cada Ori está ligado. Ou seja, cada pessoa tem um Ori pessoal e intransferível, nasce e morre conosco. É sobre isso que vc está falando? Meu irmão eu sou de Ogun (Ogunja), um Ogun que tem forte ligação com Oxalá. Obrigado pelo carinho e desejo a vc que Ogun te abra boas e novas caminhadas todos os dias. Asé, Tomeje

  18. Olá, preciso de sua valiosa ajuda. estou regularizando um terreiro de umbanda, e fiquei meio enrolada, por que nas orientações dos sites, não mostra tudo.
    gostaria de saber o que é esta lista de presença, com assinatura.?
    por favor me ajude.
    grata por tudo
    Axe, pra vc e todos ai.

    1. Edgardina, sua benção e seja bem vinda. Que bom que vc está regularizando sua Casa, isso é fundamental. Esta lista pode ser apenas um livro ou caderno com as assinaturas dos médiuns e visitantes do seu Terreiro. Mas quero que vc saiba que nós somos apenas um blog de informação e não fazemos a regularização, ok? Asé e felicidades, Tomeje.

  19. Ola irmaos de fe gostaria de saber como devo fazer para eu ter autorizacao para tocar na minha casa para exu pois eu toco uma vez por mes para essa entidade senhor marabo mais venho sofrendo perseguicoes de vizinhos ja que se trata de uma vila estao ameacando chamar a policia e eu nao tenho alvara ou licenca entao estou querendo saber como fazer nao sou feito e nem meu filho que recebe essa energia me ajudem me orientem moro aqui no rio de janeiro tem alguma licenca para isso? Desde ja obrigado espero uma resposta

    1. Flavio, vc pode ir numa das Federações aqui do RJ, como por exemplo a Madureira, mas eles com certeza vão te perguntar quem é o seu sacerdote? Com autorização de quem vc está abrindo Casa? E com toda certeza ele vão condenar o espaço, pois se trata de uma zona familiar e o toque de fato incomoda as pessoas. Irmão o primeiro passo pra se ter Casa aberta é ser sacerdote confirmado e reconhecido pelos seus mais velhos e pela sua Casa de Asé. No caso de vcs, ainda é preciso que vcs sejam iniciados, umbanda ou candomblé (não importa), cumpram todo o seu tempo de aprendizado necessário e imprescindível na religião. Dê saus obrigações de tempo(candomble) ou que façam a Camarinha (umbanda) e só depois disso e, SE VCS TIVEREM O CARGO DE SACERDOTE, poderaão abrir Casa. Depois disso tudo vc deve procurar um local apropriado, que, com certeza não é uma vila de casas. Meu irmão, me desculpe ser tão direto e meu grosso. Não é meu desejo. Mas o que mais atrapalha nossa vida religiosa e a própria religião é a formação de Casas sem asé, sem raíz, sem Pai ou Mãe de santo que sejam responsáveis por orientar o sacerdote. Muita gente acha que ter cliente ou seguidores é suficiente pra abrir Casa, aí dizem que a Entidade pediu ou exigiu isso e aquilo. Mas se esquecem que Entidades não podem exigir que o filho faça o errado. Reflita com calma e serenidade sobre tudo que te falei, sem ler minha palavras como se eu estivesse te depreciando ou te ofendendo, mas como um mais velho preocupado em ajudar a religião a ter Casas sérias e respeitadas na comunidade religiosa e pra isso é preciso, sim, seguir o caminho correto. Ser filho de santo, se iniciar, contar seu tempo, aprender, ser reconhecido sacerdote, ter o lugar apropriado e assim abrir sua Casa com apoio da sua comunidade e sua religião. Asé e felicidades. Tomeje do Ogun

  20. E como faço para proceder uma remoção de um centro de umbanda que fica ao lado da minha casa. Funcionam em um horário completamente aberrante, há dias em que fazem barulho das 23h as 6h da manha.
    Deixando claro que não tenho problemas com sua forma de fé, tenho problemas com o seu barulho.
    desejo proceder sem violência, coisa que sinceramente é difícil, considerando que já fui agredido verbalmente, mesmo tentando me comunicar com educação.

    1. Eduardo, apesar do horário inconveniente, a liberdade de culto preserva o direito dos terreiros, a exemplo de algumas igrejas, perturbarem o sono dos outros com seus atabaques e cultos e alto volume. Penso que o ideal é vc entrar com uma ação no Ministério Público e solicitar o seu direito ao silêncio, que também é garantido por lei. Não entre em discussões com estas pessoas, visto que vc já foi ofendido, procure seu direito na justiça e de preferência peça apoio aos seus vizinhos para corroborar o seu pedido. Ir na Delegacia não adianta nada nestes casos, o caminho mais seguro é o Ministério Público. Asé e felicidades. Tomeje.

    1. Ana Paula, seja bem vinda. Que nível de iniciante vc é? Não entendi. Talvez eu possa ajudar te aconselhando, não a abrir um terreiro mas te indicando caminhos. Asé, Baba Tomeje

    1. Leni existem dois caminhos, um deles é buscar a regularização transformando o seu terreiro em pessoa jurídica (cnpj) e a outra é buscar a ajuda de uma das diversas Federações do seu Estado. Que Ogum te ajude neste caminho, Asé Baba Tomeje

  21. Os filhos de santo tem que pagar uma mensalidade todo mês segundo dizem que é para pagar a federacao gostaria de saber com detalhes sobre isso dizem que cada filho tem uma carteirinha não sei mas algo para mim está errado ..fico no aguardo de quem poderia me ajudar..grato

    1. Cesar seja bem vindo. Não há como responder sua pergunta. sinto muito. Se vc desconfia da casa, saia dela e seja feliz em outra ou em outra religião. Axé e felicidade, Baba Tomeje

  22. Boa tarde

    Me ajudem por favor
    Sou iniciada mas tenho medo de quando meu orixá da “rum”
    Sou totalmente consciente e isso me assusta, isto está correto? Já sai de uma casa porque cada vez que meu orixá perdia direção virava fofoca e chacota…
    Não quero sair da religião mas estou em pânico

    1. Patrícia, seja bem vinda ao blog. É uma pena que as pessoas sejam tão pequenas e tão inescrupulosas a ponto de falarem besteiras a cerca do transe. O transe varia de pessoa pra pessoa e pra falar a verdade é muito difícil um transe 100% inconsciente. O segredo é vc compreender o que faz parte dos teus assuntos e o que é assunto do teu orixa. Não se intimide, confie no seu orixa, deixe que ele te guie, confie, tenha fé. Não tenha pânico tenha fé e respeito ao seu orixa. Se precisar conversar mais nos procure aqui no blog. Asé e felicidades, Baba Tomeje

  23. Boa noite. Eu fiz um assentamento de Escravo Tranca Rua com um tal de Babalorixá Antonio de Airá em Santo Antonio de Jesus Bahia que só me deu prejuízos. De lá para cá só acumulo perdas e prejuízos. Dívidas e mais dívidas. Falei com outros dois babalorixás, um aqui de Cruz das Almas e outro de São Paulo por zap e os dois me disseram que eu tinha que ir lá pegar este assentamento na casa do referido Antonio de Airá que no facebook usa o mesmo nome. Bem tinha que pegar este assentamento e despachar numa mata, estrada ou rio de água corrente para que meus caminhos se reabrisse, mais o dito cujo não quer me dar o assentamento que é meu e muito menos fazer outra coisa.
    Por causa de pessoas como ele que muita gente torce o nariz contra as religiões afro e ai vão a luta contra aqueles problemas de intolerância religiosa.
    Pelo amor de Deus o que eu faço se eu preciso urgentemente de uma mudança principalmente na minha vida financeira e aquela porcaria só atrasa a minha vida?
    Maldita hora que eu me envolvi com esta religião de cultos afros?

    Atenciosamente Manoel Andrade de Jesus

    1. Manoel vc deveria ter, pelo menos, um pouco de respeito pela religião dos outros. Vc foi buscar ajuda e agora diz da minha religião uma imbecilidade dessas “Maldita hora que eu me envolvi com esta religião de cultos afros?” Por favor não retorne ao nosso blog e tenha a honradez de nunca mais procurar a minha religião. Baba Tomeje

    1. Moacyr seja bem vindo ao blog. O melhor caminho que eu conheço é em primeiro lugar fazer o CNPJ da Casa. Tendo este registro, procure o Ministério Publico e faça a regularização conforme as exigências locais. Espero ter ajudado. Axé e felicidades. Baba Tomeje.

    1. Danilo, seja bem vindo ao blog. Não sei do que você está falando, nunca ouvi falar. O que eu conheço como qualquer tipo de formação religiosa está restrito ao aprendizado presencial. Mesmo que sejam aprendizados sobre algum tipo de oráculo como exemplo jogo de cartas, ou uso de plantas, ou cânticos. Como falei, não sei do que se trata. Mas aprendizado ideal é o presencial.
      Porém com a pandemia muita coisa mudou e tenho sabido de oferecimento de cursos on line. Portanto, na minha opinião, não é uma questão de ser válido ou não. O que me preocupa é que não se aprende religiosidade via internet, por que é preciso a vivência no terreiro.
      Axé e felicidades sempre. Babá Tomeje.

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