Lendas de Nanã

Nana fornece a lama para a modelagem do homem

Dizem que quando Olorum encarregou Oxalá de fazer o mundo e modelar o ser humano, o orixá tentou vários caminhos. Tentou fazer o homem de ar, como ele. Não deu certo, pois o homem logo se desvaneceu. Tentou fazer de pau, mas a criatura ficou dura. De pedra ainda a tentativa foi pior. Fez de fogo e o homem se consumiu. Tentou azeite, água e até vinho-de-palma, e nada. Foi então que Nana veio em seu socorro, apontou para o fundo do lago com seu ibiri, seu cetro e arma, e de lá retirou uma porção de lama.

Nana deu a porção de lama a Oxalá, o barro do fundo da lagoa onde morava ela, a lama sob as águas, que é Nana.

Oxalá criou o homem, o modelou no barro, com um sopro de Olorum ele caminhou, com a ajuda dos orixás povoou a terra. Mas tem um dia que o homem morre e seu corpo tem que retornar à terra, voltar à natureza de Nana Buruku.

Nana deu a matéria no começo, mas quer de volta no final tudo o que é seu.

Notas bibliográficas
Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001

 

Nanã proíbe instrumentos de metal no seu culto

A rivalidade entre Nanã Burucu e Ogum data de tempos, Ogum, o ferreiro guerreiro, era o proprietário de todos os metais, eram de Ogum os instrumentos de ferro e aço, por isso era tão considerado entre os orixás, pois dele todas as outras divindades dependiam.

Sem a licença de Ogum não haviam sacrifícios; sem sacrifício não havia orixá, Ogum é o Oluobé, o Senhor da Faca, todos os orixás o reverenciavam, mesmo antes de comer pediam licença a ele pelo uso da faca, o obé com que se abatiam os animais e se preparava a comida sacrificial.

Contrariada com essa precedência dada a Ogum, Nanã disse que não precisava de Ogum para nada, pois se julgava mais importante do que ele. “Quero ver como vais comer, sem faca para matar os animais”, disse Ogum.

Ela aceitou o desafio e nunca mais usou a faca, foi sua decisão que, no futuro, nenhum de seus seguidores se utilizaria de objetos de metal que sacrifícios feitos a ela fossem feitos sem a faca, sem precisar da licença de Ogum.

Notas bibliográficas
Mitologia dos Orixás – Reginaldo Prandi – 2001

Respostas de 2

  1. Olá, boa tarde! Gostaria de saber porque homens não podem incorporar o Orixá Nanã? Abraços fraternos! Parabéns pelo blog.

    1. Monique Rodrigues sua pergunta é complexa e não cabe aqui uma resposta definitiva. Mas para compreender isso vc deve mergulhar nos itans (lendas) de Nanã e no seu culto, só assim vc vai compreender os motivo que levam Nanã não se manifestar em cabeças masculinas. Mas posso te dizer que não se trata de preconceito de Nanã rsrsrsrs. Tomeje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *