Bom dia. Nao deve ser estranho a cada um de vocês a observação de que o candomblé vem se modificando ao longo dos anos e décadas. Creio que até os anos 50 os homens não eram iniciados adoxu, mais tarde foram aceitos adoxu. Pouco depois puderam ser iniciados para orixas femininos e no decorrer do tempo assumiram função sacerdotal e participaram da roda. Essas sao mudanças bastante significativas para nossa religião e para os costumes da época.
Hoje temos novas situações que precisam ser debatidas e sabemos que a resposta de uma Casa não será a mesma que muitas outras e que algumas nem mesmo debaterão alguns temas. Isso é normal e compreensível. Mas as demandas estão presentes na sociedade e o candomblé está inserido na sociedade.
Agora, depois dessa longa introdução. Eu me pergunto e devolvo a vocês está questão. Como o candomblé pode contribuir pra harmonizar os anseios, direitos e liberdades individuais de cada um cpm relação a sua orientação sexual ou identidade de gênero? Sem, no entanto descaracterizar a religião.
Tomeje, 03/09/2020.
Motumbá, sou um leitor assíduo do Blog Ori, e muito me conforta poder está aqui acompanhando suas publucações que me trazem cada dia mais aprendizado. Gratidão! Que Ogum esteja sempre em seu caminho.
Douglas Fernandes, seja muito bem vindo ao blog. Obrigado pelo carinho. Esteja a vontade no blog e visite também o YouTube do ori. Tem muitas informações interessantes lá. Ogun surè. Axé e felicidades sempre, babá Tomeje.