As novas realidades no candomblé.

Bom dia. Nao deve ser estranho a cada um de vocês a observação de que o candomblé vem se modificando ao longo dos anos e décadas. Creio que até os anos 50 os homens não eram iniciados adoxu, mais tarde foram aceitos adoxu. Pouco depois puderam ser iniciados para orixas femininos e no decorrer do tempo assumiram função sacerdotal e participaram da roda. Essas sao mudanças bastante significativas para nossa religião e para os costumes da época.
Hoje temos novas situações que precisam ser debatidas e sabemos que a resposta de uma Casa não será a mesma que muitas outras e que algumas nem mesmo debaterão alguns temas. Isso é normal e compreensível. Mas as demandas estão presentes na sociedade e o candomblé está inserido na sociedade.
Agora, depois dessa longa introdução. Eu me pergunto e devolvo a vocês está questão. Como o candomblé pode contribuir pra harmonizar os anseios, direitos e liberdades individuais de cada um cpm relação a sua orientação sexual ou identidade de gênero? Sem, no entanto descaracterizar a religião.
Tomeje, 03/09/2020.

Fale Conosco